A Paraíba registrou, entre os dias 29 de maio e 4 de junho, um aumento de 80% nas internações por Covid-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram 18 novos internamentos em razão da doença, totalizando 52 pacientes ocupando leitos em todo o Estado. Desse total, 30 pessoas estão em enfermarias e outras 22 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Segundo a secretaria, na semana anterior houve 10 novas internações. O crescimento vista na semana deixa a pasta em alerta para um possível retorno da elevação de casos da doença. Na Paraíba, o último óbito por covid foi registrado em 23 de maio, contudo, não significa que as pessoas devem abandonar os cuidados preventivos.
A lei da exigência do passaporte da vacina, inclusive, segue vigente. A Saúde recomenda que as pessoas continuem usando máscaras, especialmente em ambientes com grande concentração de pessoas.
Em relação aos novos casos da doença, na última semana foram notificados 1.164 ocorrências. Os municípios com dados mais preocupantes são João Pessoa, Campina Grande e Patos.
A faixa etária mais comprometida compreende as pessoas entre 30 e 39 anos, onde foram observados 269 resultados positivos.
“A crescente de casos em outros estados acende um alerta de que o mês de junho pode apresentar um cenário epidemiológico mais delicado, em decorrência dos festejos juninos. Ainda há muitas doses de vacinas aguardando os paraibanos, insistimos que este é o melhor meio de prevenção, associado ao uso de máscara e ao bom senso no sentido de evitar aglomerações e manter a higiene das mãos”, destacou Renata Nóbrega, secretária de saúde da Paraíba.
SES alerta para baixa procura de vacinação na Paraíba
São mais de 1,3 milhão de pessoas entre adolescentes e adultos que precisam ampliar a proteção contra a doença. Menos de 60% das crianças recebeu uma dose de vacina contra a Covid-19 e apenas 33% está com esquema vacinal completo.
Até o momento, a Paraíba aplicou 8.843.375 doses de vacina contra covid-19. Deste total, 636.387 doses contemplaram crianças de 5 a 11 anos; 650.244 doses foram destinadas para adolescentes de 12 a 17 anos; 7.778.071 doses foram aplicadas na população com idade acima de 18 anos e 51.663 doses foram direcionadas para indivíduos imunossuprimidos.
g1 Paraíba