Visando simplificar o acesso das crianças autistas de Patos a diversos serviços, e garantir a inclusão delas em todos os setores da sociedade, o Núcleo de Educação Inclusiva em parceria com a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD), iniciou nos meses de fevereiro e março o cadastro das crianças com autismo para a Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo.
Na manhã desta quinta-feira (26) aconteceu a entrega da primeira remessa destas carteiras. De acordo com a coordenadora da Educação Inclusiva de Patos, Rivânia Soares, estas carteiras garantem atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
“Tivemos essa iniciativa baseada em alguns diálogos com algumas famílias, justamente devido à situação da locomoção e de despesas que estas não podiam fazer a carteirinha das suas crianças autistas diretamente na FUNAD. Daí nós entramos em contato com a FUNAD, e começamos a fazer essa parceria, para dar apoio a essas famílias que desejavam tanto ter esta carteirinha de identificação das crianças autistas. Essa carteirinha tem uma grande importância para essas famílias, pois vai facilitar bastante os direitos deles e a prioridade em atendimentos de serviços tanto público como privado,” comentou a coordenadora.
Estiveram presentes na entrega pais, responsáveis, gestores escolares das unidades onde as crianças estão matriculadas e representantes da ASPAA – Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Patos e Região.
“A gente está muito feliz hoje pela materialização do direito dos nossos filhos. Essa carteirinha ela simboliza toda luta, todas as leis que amparam a legislação que ampara as pessoas com deficiência incluindo as pessoas com autismo, e a gente fica muito feliz em ter essa carteirinha para fazer valer os direitos deles,” disse Samara Feitosa, mãe de autista e membro da ASPAA.
As remessas das próximas carteiras vão chegando gradativamente, e o Núcleo de Educação Inclusiva juntamente com as unidades escolares manterão as famílias atualizadas com relação aos prazos de entrega.