Os Comitês (diretórios) Municipais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) nos municípios paraibanos não devem se coligar com candidaturas que tenham nas majoritárias (candidatos ou candidatas às prefeituras) filiadas ao Partido Liberal (PL). A determinação é da Executiva Estadual do PCdoB na Paraíba, após reunião extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira (1º) em João Pessoa.
A nota do Partido Comunista do Brasil leva em consideração a orientação do Comitê Central (diretório nacional) da legenda para “derrotar os candidatos da extrema direita, liderado pelo Partido Liberal”. Essa posição visa fortalecer o campo progressista no Brasil para o “enfrentamento” à extrema direita e nas ações para reeleição do presidente Lula (PT) em 2026.
A seguir, a nota do PCdoB na íntegra:
NOTA
CONSIDERANDO que o Comitê Central do Partido Comunista do Brasil orienta derrotar os candidatos da extrema direita, liderado pelo Partido Liberal;
CONSIDERANDO que essa posição visa fortalecer o campo progressista para o enfrentamento em reeleger o presidente Luís Inácio Lula da Silva;
CONSIDERANDO que resolução da direção nacional do Partido Liberal veta qualquer coligação com partidos de esquerda;
CONSIDERANDO que os esforços do Comitê Estadual da Paraíba visam atender e aplicar as decisões do Comitê Central;
A Executiva Estadual do Partido Comunista do Brasil, na Paraíba, em reunião extraordinária na manhã de hoje, DECIDE que os Comitês Municipais do PCdoB nos municípios da Paraíba NÃO DEVEM SE COLIGAR com candidaturas que tenham, nas majoritárias, filiados do Partido Liberal.
João Pessoa, 1º de agosto de 2024.