A diarista paraibana Tânia Monteiro, de 46 anos, saiu de sua terra natal em busca de uma vida melhor no sudeste do país. Cuidando da casa das pessoas em terras paulistanas, a mulher viu sua demanda de trabalho diminuir após as Eleições 2022. O motivo é que ela manifestou seu voto no presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Surpresa com a reação de seus clientes, Tânia conta que tentou argumentar com aqueles que dispensaram seus serviços por causa do voto, mas de nada adiantou. Uma dessas pessoas já havia bloqueado a diarista em um aplicativo de mensagens e outra disse que “já tinha entendido” o que estava acontecendo, referindo-se a discordância política.
Após a vitória de Lula, segundo consta em reportagem do UOL, na noite de 30 de outubro, ela publicou uma imagem em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com a boca cheia de capim, uma crítica a um vídeo de 2018 em que o mandatário oferece relvas a eleitores petistas.
Cerca de 30 minutos depois da publicação, uma cliente respondeu à mensagem dispensando os serviços de Tânia. Em seguida, a irmã dessa freguesa também abriu mão do trabalho da paraibana em sua casa.
De acordo com a diarista, ela estava trabalhando há cerca de um ano na casa das duas mulheres. As ex-clientes são moradoras da Vila Formosa e Jardim Anália Franco, bairros de classe média da região leste da capital.
“Foi uma falta de respeito com a minha pessoa. O voto é livre e nós temos direito à escolha”, manifestou Tânia Monteiro. “Eu tenho um patrão que votou em Bolsonaro e achou ridículo o que elas fizeram comigo”, acrescentou.
A história de Tânia foi compartilhada por seu filho, Jefferson, em sua conta no Twitter, causando comoção e revolta dos demais usuários da rede social.
Veja:
Ontem minha mãe mandou áudio feliz e esperançosa com a apuração dos votos porque, segundo ela, eu 'abri os olhos dela' e postou no status do wpp sobre o bozo.Ela é diarista e duas patroas mandaram ela embora assim que viram.
Desde ontem só sei sentir ódio e não pudemos comemorar pic.twitter.com/cnzXvOzg0a— Jefferson (@JeffersonDip) October 31, 2022