O Instituto Cândida Vargas (ICV), da Prefeitura de João Pessoa, entregou, nesta quarta-feira (8), peças de enxovais e kits de higiene pessoal para gestantes e puérperas internadas na unidade. A ação faz parte da programação especial voltada para as mulheres, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje.
O objetivo é promover espaços de cuidado integral. “Estamos levando em conta a promoção da saúde e a prevenção de agravos, tendo como importância relembrar o valor das mulheres, suas lutas, conquistas e necessidades diante de um contexto social ainda misógino, limitante”, disse o diretor geral do ICV, Quintino Régis.
Andreia Santos da Silva, que recebeu peças do enxoval das mãos da equipe do ICV, se alegrou e agradeceu aos profissionais da maternidade. “Fiquei surpresa, pois eu ainda não tenho muita coisa. Neste dia das mulheres foi diferente e especial. A gente sendo cuidada e bem tratada. Adorei a recepção de todos”, disse
A coordenadora da área técnica da Saúde da Mulher, Rosselle Leite, destacou a parceria entre o Projeto Aconchego, Área Técnica da Saúde da Mulher de João Pessoa, a ONG Amigos do Peito (responsável pela doação dos kits de enxoval) e o Instituto Cândida Vargas. “Esse ato visa reconhecer as mulheres que compareceram ao mínimo de consultas de pré-natal preconizadas pelo Ministério da Saúde, cuja adesão é de grande relevância para desfechos positivos ao binômio mãe-bebê, servindo de incentivo para as demais e representando um gesto de carinho nessa data simbólica”, pontuou.
Próxima ação – Nos dias 18 e 25 de março, mulheres na fila de espera da regulação, lotadas nos cinco distritos sanitários do município, irão participar de uma atividade no ICV, com acolhimento, educação em saúde, sobre direitos sexuais e reprodutivos e autocuidado, além de um café da manhã e realização de 100 ultrassonografias de mama em cada data.
As atividades visam atender às mulheres de João Pessoa, conforme a realidade de cada território e diante da necessidade de agilizar consultas e exames mais demandados, a exemplo da Colposcopia e ultrassonografia das mamas, a fim de reduzir as filas de espera e priorizar os casos mais urgentes.
As ações deste mês acontecem em conjunto com a atenção primária e secundária da saúde, além de parceiros que prestarão serviço especializado e fornecerão brindes para tornar as ações mais acolhedoras e especiais.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) junto com a maternidade vai promoverá atividades que vai abordar sobre as principais linhas de cuidado da saúde da mulher preconizadas pelo Ministério da Saúde, conforme a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, quais sejam: Planejamento Reprodutivo; Período Perinatal e Pré-natal do parceiro; Assistência às Situações de Violência Doméstica e Sexual; Prevenção dos Cânceres de Colo de Útero e de Mama; entre outros.