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Dia da Infância: diretrizes da BNCC atuam em prol da Educação Infantil

Pela primeira vez, bebês e crianças têm objetivos de aprendizagem e desenvolvimento definidos em proposta inovadora

16 de março de 2023
em Brasil, Destaque2, Educação, Sociedade
Tempo de leitura: 2 mins de leitura
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Parque da Lagoa tem programação especial para o Dia das Crianças: confira

Comemorado no próximo dia 21, o Dia Mundial da Infância é uma iniciativa da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para que todos reflitam sobre os direitos desse grupo de pessoas ao redor do mundo. Entre eles, logicamente, está o acesso a uma educação de qualidade, que é uma das diretrizes e inspirações da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

A primeira infância, que vai dos 0 aos 6 anos, é fase absolutamente essencial para o desenvolvimento e a aprendizagem. Mas não apenas: diversos estudos mostram que o bom desenvolvimento nessa etapa pode ser efetivo para a diminuição das desigualdades e para o crescimento do país. Porém, por muito tempo, olhares para a Educação Infantil eram reduzidos à necessidade de oferta de vagas em creches e pré-escolas para que os responsáveis tivessem onde deixar as crianças enquanto trabalham; e, quando se falava sobre o que acontecia nesta etapa, olhares se voltavam de forma prioritária para o cuidar – alimentar, dar banho, trocar fralda – ou simplesmente deixar brincar.

Por isso, a proposta da BNCC para a Educação Infantil é um avanço tão significativo. A ideia foi inspirada na filosofia de Reggio Emilia, uma abordagem que surgiu na cidade italiana de mesmo nome que tem como um dos princípios a participação ativa da comunidade na escola e o foco no desenvolvimento das potencialidades de cada criança.

A BNCC apresenta uma proposta para bebês, crianças muito pequenas e crianças pequenas que se baseia em cinco Campos de Experiências e que, pela primeira vez, define direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para essa faixa etária.

A ideia dos Campos de Experiência é justamente proporcionar a bebês e crianças uma imersão que reúna brincadeiras, observações, interações, que constituem oportunidades de participar, explorar, se conhecer, brincar, se expressar e conviver com outras crianças e adultos. Além disso, os Campos de Experiência ajudam o professor, trazendo mais intencionalidade ao planejamento pedagógico. Ou seja: o docente passa a planejar atividades com objetivos definidos.

“Toda criança se desenvolve ao brincar, ao interagir com outros. E, na educação infantil, a BNCC traz referências concretas para que os educadores trabalhem com maior intencionalidade pedagógica potencializando, assim, o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças”, explica Alice Ribeiro, diretora de articulação do Movimento pela Base, rede não governamental e apartidária de pessoas e instituições que apoiam a construção e implementação de qualidade da BNCC e do Novo Ensino Médio.

“As crianças aprendem o tempo todo e por múltiplas linguagens. Para o bom desenvolvimento infantil, é preciso que escola e família estejam alinhadas. Se que o vínculo entre a escola e a criança, mas também entre escola e família, esteja consolidado.”, complementa Ribeiro.

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