Hoje, 4 de novembro, é o Dia da Favela. A data é mais do que uma comemoração, é um dia marcado pela reflexão sobre os problemas existentes nestes territórios, o descaso e a negligência históricos demandados a esses lugares e seus moradores.
A data passou a ser celebrada em 4 de novembro pois foi neste dia, no ano de 1900*, que a expressão favela apareceu pela primeira vez em um documento oficial, no Rio de Janeiro. Um documento redigido pelo então delegado da 10º Circunscrição e o chefe da Polícia da época, se referiu ao Morro da Providência como favela, afirmando que o lugar precisava ser limpo, afirmando que o território era sujo de gente, imoral, entre outros adjetivos negativos. A Providência é considerada a primeira favela do Brasil.
O Dia da Favela entrou para o calendário oficial de eventos em 2015 pela inserção do parágrafo 7 no artigo 42 na Lei de número 14.485, proposta pelo então vereador Netinho de Paula. Durante todo 4 de novembro são realizados debates, palestras e shows por favelas de todo o Brasil, promovidos por variadas instituições que atuam nestes locais.
Na Paraíba, o Dia da Favela tem programação em diversos territórios de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Cabedelo e Conde. São oferecidos serviços de saúde, beleza, além de eventos culturais, formação, festival de dança e muita reflexão sobre as potencialidades desses territórios tão ricos de valores humanos e culturais.
Na Capital paraibana, a Prefeitura de João Pessoa, através da Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE), Secretaria de Articulação Popular, Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e Secretaria de Desenvolvimento Urbano, e também o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano, apoiam a realização do evento.
As ações são produzidas pela Rede de Favelas que compõe a CUFA do Estado: Associação dos Moradores do Bairro São José e a Associação de Moradores de Muçumagro, Além do Maracatu Nação Pé de Elefante, CBJ – Centro Bom Jesus, Igreja Batista em Colinas do SUL II, Igreja Batista em Colinas do SUL e Missão Vida.
Confira a programação do Dia da Favela na Paraíba clicando AQUI.