A Covid-19 está cada vez mais atingindo o público jovem. As UTIs destinadas ao tratamento exclusivo da doença já comportam pacientes em sua maioria entre 18 e 40 anos. A pesquisa realizada pela Folha de São Paulo aponta que 52,2% das internações são de pessoas com até 40 anos. O agravamento do quadro geral dos pacientes em relação aos meses anteriores também piorou.
O crescente número de casos da Covid-19 também fez disparar a necessidade de aparelhos de ventilação mecânica, saltando para quase 40% dos casos em relação ao patamar do final do ano passado. Ambas as taxas são recordes, segundo dados da plataforma UTIs Brasileiras, da Amib (Associação de Medicina Intensiva Brasileira).
Agravamento
Segundo especialistas, o surgimento de cepas mais agressivas, a falta de cuidados dos jovens e a realização de festas seguidas de aglomerações, por exemplo, têm contribuído para o crescente número de casos entre essa faixa da população. Entre setembro de 2020 e fevereiro deste ano, o total de internados em UTIs que necessitavam de ventilação mecânica variou entre 42% e 48%.
No Estado
Fazendo um recorte estadual, na Paraíba houve ligeira redução do número de casos em decorrência do decreto estadual que antecipou os feriados na região. Porém, nesta semana, observa-se um registro de 73% de ocupação dos leitos de UTI. Na Grande João Pessoa, 78% dos leitos de UTI estão ocupados. Em Campina Grande, a taxa chega a 71%. A Covid-19 já matou 6.118 paraibanos, sendo 34 nas últimas 24 horas.