As aulas da rede municipal de Conde retornaram nesta terça-feira (10), de forma híbrida e gradual. Segundo a secretária de Educação do município, Kaline Barboza, foi feita uma parceria com a Secretaria de Saúde para avaliar o melhor momento da retomada segura das atividades presenciais.
Inicialmente, três unidades foram escolhidas para o retorno das aulas, são elas as escolas Abelardo Alves, Maria Eunice (Salsa) e o Crei Flor de Manga de Mituaçu, que funcionam com 50% dos alunos em sala. Todos os profissionais da educação foram vacinados contra a Covid-19 e passaram por testagem, que deve ser feita a cada 20 dias. Após a nova testagem, será avaliada a possibilidade de novas escolas receberem seus estudantes.
“Nas três unidades escolhidas todos os profissionais da educação passaram por testagens. Daqui há 20 dias vai haver novamente a testagem desses profissionais para a gente fazer avaliação e retornar com mais outro grupo de unidades escolares. Todos os insumos necessários para que o protocolo fosse seguido foram garantidos e entregues”, afirmou a secretária.
Kaline revelou que a Vigilância Sanitária esteve nas três unidades para inspecionar o lugar e garantir um ambiente seguro para os alunos. As escolas municipais foram adequadas aos protocolos sanitários de combate à Covid-19 e estão aptas para receberem as crianças.
“Tudo muito organizado, tudo muito planejado, tudo muito pensado para que o retorno acontecesse de forma segura, de forma que os alunos estivessem seguros, que os profissionais da educação estivessem seguros e que os pais ficassem tranquilos para que pudessem deixar seus alunos nas escolas”, destacou.
Ouça a declaração completa de Kaline Barboza: