A Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, coordenada pelo Ministério Público da Paraíba, concluiu a elaboração do Guia de Procedimentos Operacionais para Segurança em Eventos de Futebol na Paraíba, que traz orientações sobre diversos aspectos relacionados à realização das partidas dos campeonatos promovidos no estado.
No último dia 15, em reunião realizada em Campina Grande, os membros da comissão debateram a redação conclusiva do documento bem como as sugestões de aprofundamento em outras questões sobre segurança nas praças esportivas do estado. Participaram o então coordenador da comissão, procurador de Justiça Valberto Lira; diretor-geral do MP-Procon, promotor de Justiça Romualdo Tadeu Araújo; o secretário de Estado de Juventude, Esporte e Lazer, Zezinho do Botafogo, e representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PB) e da Federação Paraibana de Futebol.
O guia é dividido em quatro partes. Na primeira, são indicadas orientações às entidades organizadoras dos eventos, como o encaminhamento dos pedidos de confecção dos laudos de segurança, à Polícia Militar; de Prevenção e Combate de Incêndio e Pânico, ao Corpo de Bombeiro; de Condições Sanitárias e de Higiene, à Vigilância Sanitária do Município onde se localiza a praça esportiva; e de Vistoria de Engenharia, Acessibilidade e Conforto, de responsabilidade do gestor do estádio.
A segunda parte traz as diretrizes sobre a tabela do campeonato, suas possíveis mudanças e plano de segurança. A terceira parte do guia é destinada às torcidas organizadas, com a indicação de prazos para o cadastramento e o ingresso de instrumentos musicais nos jogos dos campeonatos.
A última parte do guia traz os procedimentos que devem ser seguidos pelos clubes paraibanos, em especial quando mandantes dos jogos, como a disponibilização de ingressos para a venda, horários de bilheterias e dos portões de acesso bem como a quantidade de detectores de metais.
MPPB.