O programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) vai ganhar um novo caráter no município de João Pessoa. Isso será possível por meio do projeto ‘Escola de Gente Grande’, que vai levar o programa para as comunidades e aliar a alfabetização ao ensino profissionalizante. O projeto foi lançado pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra na tarde desta quarta-feira (24).
“É importante se colocar no lugar das pessoas e perceber a importância da educação em todas as fases da vida. Eles vão poder identificar o destino de ônibus, ver placas de anúncio, se qualificar e entrar para o mercado de trabalho. É muito bom poder trabalhar para melhorar o futuro das pessoas”, afirmou Cícero Lucena.
As turmas ofertadas no projeto ‘Escola de Gente Grande’ atendem o primeiro segmento, que corresponde aos ciclos I e II da EJA, de alfabetização. Neste caso, serão ofertados cursos de zelador de prédio e horticultor de legumes orgânicos. O segundo segmento, que corresponde aos ciclos III e IV, oferta os cursos de qualificação para cuidador de idosos, agente comunitário de saúde ou telemarketing.
Foram criadas 25 turmas, que atende a 431 estudantes. As aulas foram iniciadas já em setembro deste ano. “Quando olhamos as contas da Prefeitura, encontramos R$ 3 milhões parados desde 2012 e percebemos que poderíamos utilizar na EJA. Buscamos um projeto junto à UFPB, além da participação das secretarias de Habitação e Desenvolvimento Social, para reduzir o número de analfabetos”, explicou a secretária municipal de Educação e Cultura, América Castro.