Instituições de referência no tratamento do câncer serão beneficiadas com o repasse de R$ 1,6 milhão. O montante foi garantido por meio das emendas impositivas de 15 vereadores da última legislatura e que foram liberadas na manhã desta quarta-feira (24) pelo prefeito Cícero Lucena. Os recursos serão destinados ao Hospital Napoleão Laureano e à Casa da Criança com Câncer.
Em evento no Napoleão Laureano, Cícero explicou que é motivo de satisfação cumprir o pagamento de emendas que, na verdade, são demanda da população. “Temos feito independente de bancada e de qual a legislatura, pois sabemos que este repasse vai ajudar os profissionais destas instituições a cumprirem a sua missão, que é cuidar e com excelência”, declarou.
O vice-prefeito Leo Bezerra afirmou que o momento é histórico para a Câmara. “Nós que estivemos na última legislatura sofremos muito para fazer isso acontecer. Eu subia à tribuna diariamente para cobrar a liberação desses recursos. O que antes era um problema foi tratado por Cícero com muita tranquilidade, pois ele entendeu que as emendas beneficiam a população”, relatou.
As emendas foram apresentadas pelos então vereadores Leo Bezerra, João dos Santos, Raíssa Lacerda, Lucas de Brito e Helena Holanda. Também há recursos propostos pelos atuais presidente da Câmara, Dinho Dowsley, e o líder do governo na Casa, Bruno Farias. Completam a lista os vereadores Bosquinho, Tanilson Soares, Zezinho Botafogo, Chico do Sindicato, Dr. Luís Flávio, João Corujinha, Fernando Milanez e Professor Gabriel.
O presidente da Fundação Laureano, Marcelo Lucena, destacou que as emendas serão importantes para o custeio. “Tivemos muitas dificuldades com a pandemia, que tornou os insumos mais caros. Este valor possibilita manter a compra dos quimioterápicos por um bom tempo e garante a qualidade do atendimento”, destacou. A fala foi reforçada pelo diretor da Casa da Criança com Câncer, Giovandro Guedes.
O vereador Bosquinho destacou que João Pessoa é uma das primeiras cidades onde o parlamento tem o direito de participar do orçamento. “Tentamos por dois anos viabilizar e Cícero garantiu o cumprimento já na primeira reunião conosco”, destacou.
Está é a segunda etapa de liberação de emendas para a saúde. Anteriormente, o prefeito autorizou o pagamento de mais R$ 1,5 para os Hospitais Padre Zé e São Vicente de Paula, cumprindo emendas de 13 parlamentares.