O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de João Pessoa registrou 1.143 notificações de acidentes por queda no período de 2019 até 2023 na 1ª macrorregião da Paraíba. Deste total, 447 (39%) ocorreram com trabalhadores da indústria da construção civil, apontando alto risco de acidentes no setor. Por isso, o órgão chama a atenção dos empregadores e dos trabalhadores desta área para o uso de proteção individual e coletiva para evitar os acidentes de trabalho.
De acordo com o diretor do Cerest João Pessoa, Kleber José, os acidentes ocorrem, geralmente, por não observância das normas de saúde e segurança nos canteiros de obras. “É fundamental que toda obra apresente o Programa de Gerenciamento de Risco e também construa um Sistema de Proteção Contra Quedas (SPQ) na construção civil. Seguindo os parâmetros da Norma Regulamentadora nº 35”, explicou.
No mesmo período, de 2019 até 2023, foram registradas 23 mortes por acidente de trabalho, sendo que 11 (48%) ocorreram na construção civil. “Os trabalhadores devem ser devidamente capacitados para trabalho em altura e, sobretudo, é preciso o empregador exigir, fiscalizar e acompanhar a aplicação das medidas de proteção individual e coletiva para evitar os acidentes de trabalho”, alertou.
Fiscalizações – Para fortalecer a vigilância dos ambientes e processos do trabalho, o Cerest está intensificando a fiscalização dos canteiros de obras. Durante as ações, tem sido exigido dos empregadores a aplicação das normas de saúde e segurança no ambiente de trabalho, bem como orientado trabalhadores e empregadores sobre a importância das medidas de proteção individual e coletiva para evitar acidentes e promover saúde nos espaços de trabalho.
Serviço – O Cerest João Pessoa oferece assistência a pacientes oriundos de 64 municípios, que integram a 1ª macrorregião da Paraíba contando com o atendimento dos profissionais médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais, dispondo de escuta qualificada sobre a história de trabalho e a história da doença. Se confirmado o nexo causal entre a doença e o trabalho, é emitida a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), parecer e laudo médico para fins de direitos do trabalhador, no âmbito da Previdência Social ou da Justiça do Trabalho.
Quem necessitar dos serviços do Cerest, mesmo que não seja uma denúncia, pode marcar uma consulta através do telefone (83) 3213-7638 ou ir diretamente à sede, localizado na Policlínica Municipal de Jaguaribe. No dia da consulta, o usuário precisa levar documentos pessoais como RG, CPF, Cartão SUS, além de atestados, laudos e pareceres médicos precedentes.
PMJP.
Fotografia: Assessoria.