Os usuários do Sistema de Trens Urbanos da Capital paraibana poderão, a partir desta segunda feira, 09, pagar suas passagens através de Pix. Os estudos para o recebimento da transação via Pix foram iniciados desde o mês de julho deste ano até culminar no programa que possibilita o recebimento através da leitura de QR-Code. A implantação do sistema começou pela Estação João Pessoa, numa primeira etapa experimental para averiguação da funcionalidade e possíveis ajustes no sistema pioneiro criado pela equipe da CBTU João Pessoa. Atualmente, apenas a CBTU em Recife já usa o pix como meio de pagamento das passagens.
O superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto, afirmou que toda a equipe está empenhada em oferecer o melhor serviço possível, inclusive utilizando de recursos modernos para facilitar a vida dos usuários do sistema. “Mais uma vez adotamos novos procedimentos para tornar o acesso aos trens mais simples e rápido, com a inclusão do Pix como forma de pagamento e em breve teremos mais benefícios para os nossos usuários”, afirma.
De acordo com o coordenador do projeto CBTU Pix, Carlos Ataíde, o pagamento não levará mais do que trinta segundos para ser efetuado. “Ao chegar na bilheteria o passageiro escolherá a quantidade de passagens a ser comprada. Em seguida, será gerado um código numa tela digital, instalada na parte externa da bilheteria, que será lido pelo passageiro para efetuar o pagamento das passagens e partir daí, adentrar à plataforma de embarque”, explica.
A CBTU também está viabilizando a geração do QR-Code, pagamento e a apresentação de um código único que dará acesso ao sistema através do aplicativo Meu Trem JP para os próximos meses. Após a implantação e correção do sistema de recebimento do pagamento via pix em João Pessoa, as estações de maior fluxo também terão essa funcionalidade.
O Pix é um meio eletrônico e instantâneo de pagamentos e transferências bancárias criado pelo Banco Central do Brasil. Com o Pix, é possível fazer transações pelo celular a qualquer hora e dia, a partir de conta corrente, poupança ou de pagamento.