A equipe itinerante do Opera Paraíba deu início, nesta sexta-feira (2), a mais uma caravana de cirurgias gerais e ginecológicas no Hospital Estadual de Solânea, unidade vinculada à rede de saúde do Governo do Estado.
Com a proposta de reduzir a fila de espera e facilitar o acesso da população ao tratamento de problemas de saúde por meio de cirurgias eletivas, o Opera Paraíba estará até o domingo (5) na cidade oferecendo mais de 80 procedimentos. São cirurgias de hérnia, vesícula, histerectomia e ooforectomia (retirada dos ovários).
A agricultora Severina Viana, de 50 anos, da cidade de Mulungu, está sendo contemplada com a cirurgia de histerectomia e acredita que passará a ter mais saúde após a recuperação. “De três meses pra cá meu problema se agravou e tive que ser atendida de urgência duas vezes. Graças a esse programa daqui a uns dias não vou sentir mais dor, e vou viver melhor,” relatou.
A diretora do hospital, Vanessa Viegas, destacou que o programa tem suprido as demandas de saúde da população da região. “O Hospital Estadual de Solânea é referência para 25 cidades do entorno. Então essas pessoas que estão fazendo cirurgia hoje aqui, não precisam mais viajar para Campina Grande ou João Pessoa, como acontecia antigamente, quando alguém tinha que fazer uma cirurgia. O Opera Paraíba trouxe a saúde para perto das pessoas,” pontuou.
O programa Opera Paraíba oferta cirurgias eletivas de média e alta complexidade nas três macrorregiões de saúde do estado, contemplando a população dos 223 municípios paraibanos.
Para ser beneficiado com o Programa Opera Paraíba, o usuário deve procurar as Secretarias de Saúde de cada município ou fazer o cadastro acessando a página operaparaiba.pb.gov.br.
Gov. PB.