Nesta quarta-feira (7), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) cassou, por unanimidade, as candidaturas a vereador do partido Democratas, atualmente União Brasil, apresentadas nas Eleições de 2020 no município de Piancó.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) 0600340-69.2020.6.15.0032, da relatoria do juiz Fábio Leandro da Cunha Alencar, foi julgada parcialmente procedente, reconhecendo a prática de abuso de poder, fraude à cota de gênero.
Com isso, foi determinada a cassação dos registros e dos diplomas de todos os candidatos proporcionais das Eleições 2020 do Democratas, o que anula todos os votos atribuídos a legenda, resultando na retotalização dos quocientes eleitoral e partidário. Ou seja, composição das bancadas da Câmara Municipal será alterada.
A ação foi apresentada pelo Progressistas e os suplentes do partido, Geraldo Ferreira de Souza e Wagner Ricardo Leite Brasilino, e já havia sido acatada pelo juízo de primeira instância.
A decisão resultou na aplicação da sanção de inelegibilidade para Cícero Fábio da Silva e Karla Zenaide Azevedo Brasilino, que não poderão concorrer a cargos públicos pelo período de oito anos subsequentes ao pleito de 2020.
De acordo com as investigações, Karla Zenaide é prima de Wagner Ricardo Leite Brasilino e não obteve nenhum voto no pleito. Ela não teria feito nenhuma campanha em seu favor, apenas para a do pai, Karlo Brasilino, que disputava por outra agremiação. A mulher, inclusive, havia substituído outra candidata do DEM, Maria Caze, que havia desistiu da eleição.