Um internauta chamado Alisson Queiroz de Araújo, empresário de Campina Grande, usou suas redes sociais para fazer uma reflexão e ao mesmo tempo denunciar que o Maior São João do Mundo, que tem como quartel general o Parque do Povo, na área central da cidade, não é mais um evento para a população, tendo se tornado algo puramente privado e distante dos simbolismos tradicionais da época que fizeram a festa se tornar o que é hoje.
Para Alisson, que nasceu na cidade no período junino e viu ao longo dos anos a festividade crescer, nos dias atuais, não se observa mais o envolvimento da prefeitura na decoração da cidade e na tentativa de manter o evento para o povo.
“Hoje, ao visitar o Parque do Povo, me deparo com uma realidade bem diferente. Olho para cima e não vejo uma bandeirola sequer. Ao indagar sobre esse fato, sou informado, que o principal patrocinador da festa não permitiu a decoração, alegando que ia parecer um Xangô. Dirijo minha vista à pirâmide e percebo que no lugar do tradicional letreiro com o slogan “Maior São João do Mundo”, agora reina apenas propagandas de mais um patrocinador com chamativos painéis de LED… Ao descer vejo uma fogueira feia e mau acabada. Antes existia um cuidado coma cenografia e com a representatividade cultural…”, diz trecho do post do campinense.
O São João de Campina Grande é o maior evento cultural do estado e um dos maiores do Brasil, ao lado do carnaval da Bahia e do Rio de Janeiro.
Confira o post completo:
https://www.instagram.com/p/CfhcFkrv6-S/?igshid=YmMyMTA2M2Y=