A cidade de Campina Grande realizou neste sábado, 23, no Parque da Liberdade, mais uma etapa do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023. O evento envolveu crianças e adolescentes dos 7 aos 17 anos. Campina Grande possui, no Parque da Liberdade, o Centro de Referência em Paradesporto, reconhecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O equipamento é administrado pela Prefeitura, através da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).
Neste ano, o festival aconteceu em duas fases, em maio e em setembro. Desde a primeira edição, em 2018, Campina Grande está entre as cidades selecionadas para realizar o evento (neste ano foram 120 cidades). Isso ocorre em função do incentivo da gestão municipal ao paradesporto.
O Festival Paralímpico Loterias Caixa disponibiliza 20% das vagas para crianças que não possuem nenhum tipo de deficiência, objetivando promover a interação e inclusão social. Nesta sua primeira fase foram realizadas oficinas de Bocha, Judô, Atletismo e Futebol de Cegos. O Festival envolveu 350 pessoas, entre inscritos, professores, equipe médica, de segurança e apoio.
O coordenador do Paradesporto do Parque da Liberdade, Raniere Santos, disse que o evento surpreende em positividade, por vários motivos, entre eles, a procura do público para participar das atividades e o interesse que aumenta a cada edição, visto que, é oportunizado que pessoas com deficiência participem das atividades esportivas, de forma lúdica e adaptada a cada necessidade e deficiência.
O secretário de Esportes, Vanildo Leite, analisou o Festival Paralímpico como sendo a festa da inclusão. Ele disse que Campina Grande incentiva e apoia o paradesporto, para que o mesmo seja cada vez mais evidenciado. O secretário ressaltou ainda, que a parceria com o CPB está rendendo bons frutos para o município e os paradesportistas locais.
“Campina Grande tem hoje uma política pública muito forte, voltada para o paradesporto e para a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, existe uma determinação do prefeito Bruno Cunha Lima para que isso se amplie e se intensifique, o objetivo do Festival Paralímpico é incluir e também descobrir novos talentos. Na primeira fase ficamos na 9ª posição, entre todos os participantes, quando for contabilizado o ranking esperamos que Campina Grande melhore sua posição”, comentou Vanildo Leite.
Codecom.