A Prefeitura de Campina Grande iniciou na semana passada as cirurgias pediátricas eletivas na própria rede hospitalar municipal. Os atendimentos de triagem são realizados no Hospital da Criança e do Adolescente, no ambulatório de cirurgia pediátrica. Na sequência, os pacientes são encaminhados para realizar o procedimento no Hospital Municipal Dr. Edgley.
As operações são as cirurgias gerais e a capacidade de atendimento é de até 16 procedimentos, por semana. As consultas são realizadas no ambulatório no final de semana e as cirurgias são feitas no decorrer da semana. Os pais e/ou responsáveis devem buscar o encaminhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS). O público são crianças e adolescentes até 18 anos de idade.
“Campina Grande tem uma fila ainda a suprir das filas eletivas de pequeno porte, como cirurgia de hérnia inguinal, hérnia umbilical, hérnia epigástrica, postectomia, testículo não descido, fimose, polidactilia, apêndices pré-auriculares, cistos, entre outros. As cirurgias são simples e a ideia é que os pacientes vão de alta no dia da internação mesmo. A recuperação costuma ser tranquila e o paciente já sai com medicamento, orientações e tem retorno de acompanhamento”, explicou o médico Bruno Leão.
“Fazia tempo que eu tentava. Aí fui ao ambulatório do Hospital da Criança e com dois dias foi resolvido o procedimento da cirurgia do meu filho e o atendimento foi ótimo”, disse Jardicélia Santos Silva.
O Município também realiza as cirurgias pediátricas por meio do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). Em breve, os procedimentos também serão realizados no Hospital HELP.
O HCA tem 25 ambulatórios de especialidades, como ambulatório de oftalmopediatria, da síndrome de Down, de ortopedia, endocrinologia e de pneumologia, entre diversos outros.