Fale Conosco

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) divulgou, na última segunda-feira (06), que as cidades de Bananeiras e Solânea terão o abastecimento de água suspenso na próxima semana em razão do esvaziamento da barragem Canafístula II, em Borborema.

Esses dois municípios passaram a integrar a lista de cidades da Paraíba que estão com o serviço de abastecimento de água colapsando, são eles: Pirpirituba, Sertãozinho, Duas Estradas, Serra da Raiz, Lagoa de Dentro, Araruna, Cacimba de Dentro, Damião, Tacima, Dona Inês e Riachão.

Edson Almeida, gerente regional do Compartimento do Brejo, explicou que a crise hídrica foi causada pelo fraco período chuvoso na região.

“A gente está passando por um crise hídrica nunca vista. Introduzimos um racionamento rigoroso desde o mês janeiro para aguardar o período de chuvas, entre maio e agosto, só que ele não veio e não houve nenhuma contribuição ao manancial que abastece essas cidades”, declarou.

A Cagepa e o Governo do Estado estabeleceram medidas de curto, médio e longo prazo para amenizar a crise. Entre as ações imediatas, estão o fornecimento de carro-pipa e distribuição de caixas d’água para as prefeituras, além da disponibilização da coleta de água em pontos de distribuição da própria empresa.

“Existem planos para a construção de uma adutora a partir de Guarabira para abastecer parcialmente essas cidades e a perfuração de 40 poços, além das obras estruturantes como a volta da execução da Trans-Paraíba e o projeto de abastecimento em Solânea e Bananeiras a partir do manancial de Nova Camará”, acrescentou o gerente regional.