O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), se encontrou nessa segunda-feira (25), em Brasília, com o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Serra, para discutir a suspensão da Operação Carro-Pipa no estado e buscar uma solução imediata. Enquanto a operação não for retomada, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e o Corpo de Bombeiros irão prestar suporte aos municípios paraibanos que enfrentam dificuldades no abastecimento de água.
Conforme o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius, uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (26) com o secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, estabeleceu a logística de atuação dos órgãos responsáveis.
A Operação Carro-Pipa foi suspensa nessa segunda-feira, 25 de novembro, em todo o país. Segundo o Exército Brasileiro, a interrupção aconteceu devido à falta de descentralização dos recursos financeiros por parte do Governo Federal.
De acordo com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), o serviço de abastecimento de água potável atende 159 municípios no estado, beneficiando aproximadamente 270 mil pessoas.
Em reunião realizada em Brasília, João Azevêdo recebeu a confirmação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) de que a operação será retomada na Paraíba ainda esta semana.
“Foi-nos informado que não se trata de uma questão financeira, mas orçamentária. Tenho certeza de que, em breve, estaremos solucionando essa questão para levar tranquilidade aos municípios, com a garantia de que a operação será retomada, provavelmente, nesta semana”, afirmou o governador.