Após um canil clandestino ser desativado em João Pessoa, os mais de 30 cachorros da raça Spitz resgatados esperam trâmites judiciais para serem encaminhados à adoção. A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) informou que os animais estão passando por exames no Centro Veterinário.
O canil estava localizado no bairro do José Américo, na Capital. O dono do lugar deve ser autuado pelo crime de maus tratos e os cães resgatados estão sob cuidados de protetores independentes de forma temporária.
Veterinários realizaram exames clínicos e laboratoriais nos animais nesta quarta-feira (19), como ultrassom e hemogramas constatando que alguns deles estão doentes.
“Encontramos algumas doenças, como cistite, útero com volume de liquido e até gestações. Eles estão passando por avaliação clínica e laboratorial, e os que necessitarem de medicação, vamos iniciar com tratamento”, explicou o médico André Braga.
Segundo a Semam, os cachorros serão encaminhados para adoção apenas depois que forem castrados. Não há previsão para a adoção ficar disponível.