Uma matéria veiculada pelo Jornal O Globo nesta segunda-feira (30) destacou que o deputado federal Cabo Gilberto pediu ao presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, a liberação para se filiar a uma nova legenda.
A publicação ressaltou que o pedido é uma consequência da crise instaurada na sigla após o anúncio da pré-candidatura de Marcelo Queiroga à Prefeitura de João Pessoa nas eleições de 2024. O fato provocou desentendimentos entre Gilberto e o dirigente estadual do PL, Wellington Roberto.
Ainda segundo O Globo, o deputado estaria em tratativas com o Patriotas e o União Brasil.
Segundo o Cabo Gilberto, a reunião com Valdemar da Costa Neto foi solicitada depois que o PL da Paraíba oficializou apoio ao governo João Azevêdo (PSB), em evento com a participação de Caio Roberto, filho do presidente estadual da sigla, Wellington Roberto, ocorrido em 22 de setembro.
“Fizemos o pedido de liberação do partido ao presidente nacional, haja vista as condições no estado da Paraíba onde o PL oficializou o apoio ao governador João Azevêdo, toda a cúpula do PL da Paraíba, traindo os eleitores do presidente Bolsonaro, traindo a direita conservadora. Ou seja, traindo os ideais, traindo o que nós entendemos ser melhor para a política e para o povo paraibano e brasileiro”, explicou o deputado Cabo Gilberto ao portal ClickPB.
O deputado federal ainda revelou que o parlamentar estadual Wallber Virgolino também pediu para sair da sigla. “Eu e o deputado Wallber, através de uma conversa que eu tive com o presidente do PL nacional solicitei a minha liberação para que possamos defender a direita conservadora, longe do partido que agora está abraçado com João Azevêdo, Lula e seus aliados na Paraíba”, disse.
Redação com O Globo e ClickPB