A educação em Cabedelo tem experimentado um novo tempo, graças à concepção de um projeto sistêmico e integrado. Essa conjunção de forças e objetivos garante a implementação de um projeto educacional de qualidade.
Dentre as realizações no campo pedagógico e de ensino-aprendizagem, destaques para a garantia de escolas e creches em tempo integral, a revitalização da modalidade de ensino EJA, entrega de fardamento e kit escolar, introdução de aulas de Robótica, recomposição das aprendizagens e Investimento nos anos iniciais – Programa Educação pra crescer Cabedelo.
Além disso, o trabalho também foca na valorização dos profissionais da educação e na oferta de formação continuada para professores. Profissionais valorizados e capacitados, escolas com boa estrutura, projetos adequados à realidade local, são possíveis porque existe um planejamento cuidadoso, que conta com o trabalho dos conselheiros da educação.
Por esse e outros fatores, Cabedelo foi a escolhida para sediar a edição 2024 do Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação da Paraíba. O evento, realizado anualmente, reúne representantes de conselhos municipais de todo estado e constitui um fórum de discussão sobre temas emergentes da educação brasileira, estratégias de fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação (CME), assim como sua importância no fortalecimento dos Sistemas Municipais de Ensino.
A escolha foi motivada, sobretudo, pelo desempenho da educação no município, verificada nos números positivos apresentados e na superação de metas, atestados por instituições de acompanhamento da performance local, sempre com a participação ativa do Conselho Municipal na condução dos destinos da educação cabedelense.
Na edição deste ano do Encontro, Cabedelo foi um dos destaques dentro do painel de experiências exitosas apresentadas pelos Conselhos Municipais, juntamente com as cidades de Campina Grande, Mãe D’água, Pombal e Tavares. Representaram o município no encontro, a secretária de educação, Priscilla Rezende, o secretário adjunto, Jordan Dornelas e o presidente do Conselho, João Condado.
“Trabalhar com a educação, sobretudo nos níveis fundamentais, é uma tarefa desafiadora. A obtenção de uma educação de qualidade envolve diversos aspectos e atores, vai da estrutura escolar à valorização do profissional, tudo para que a o alvo final, o aluno, possa obter êxito no aprendizado que levará pro resto da vida. O conhecimento é item básico na formação dos cidadãos, portanto, temos que prezar por ela e fazer com que o processo ensino-aprendizagem se consolide da melhor forma. Isso não passa, evidentemente, pela vontade de uma pessoa ou de um grupo; é preciso parceria, apoio, diálogo com setores e órgãos que compõem o sistema. Basicamente, é essa conjunção de forças, sobretudo com o CME, que faz com que colhamos os frutos que ora se vê”, declarou a secretária de Educação, Priscilla Rezende.
Avanços – Além das sucessivas avaliações positivas no Índice de Desenvolvimento do Educação Básica (IDEB), o município tem empreendido ações sistêmicas para evolução da qualidade de ensino. Destaque para as políticas específicas visando a redução da evasão escolar, o combate à cultura do fracasso escolar e a inserção de práticas pedagógicas que trabalhem os direitos de aprendizagem. Ao lado dessas, o foco na formação continuada dos profissionais de todos os segmentos e processo de avaliação das unidades que atendem a Educação Infantil.
Nos últimos anos, o município vem se destacando em sucessivas edições do Ideb, superando as metas estipuladas pelo MEC. Em 2017, por exemplo, cinco escolas municipais se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Enquanto uma escola, a Silvana Oliveira Pontes, se destacou na avaliação do Índice Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2022. A unidade obteve a maior média já registrada da história da avaliação na cidade, com nota 6,1, dentre as escolas de Anos Iniciais – 1º ao 5º.
No último mês de maio, a educação de Cabedelo apresentou resultados relativos às metas estipuladas pelo Unicef para o desenvolvimento da educação do município. Um dos êxitos se deu com a utilização do mecanismo da Busca Ativa Escolar. Através da aplicação da estratégia, o município conseguiu atingir o percentual de 100% da meta estabelecida pelo Unicef, o que equivale a 93 crianças/adolescentes retornando para escolas e creches.
Especificamente no segmento da Educação Infantil, a Seduc desenvolveu ações voltadas à realização de práticas e projetos direcionados às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que traz, dentre elas, os direitos de aprendizagem e os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil (Indique).
No segmento Anos Finais (turmas do 6º ao 9º ano), cuja meta está relacionada ao enfrentamento da cultura do fracasso escolar. O objetivo seria atingir o percentual de 30% do número de alunos sendo beneficiados com práticas significativas relacionadas às competências da BNCC. Cerca de 2.747 alunos foram sujeitos dessas práticas ultrapassando em mais de 50% o que estava previsto na meta do Unicef (1.665 alunos).
A última ação apresentada no foi direcionada à formação de profissionais. A meta seria que cada unidade de ensino realizasse pelo menos um dos cursos vinculados à plataforma virtual de cursos do selo Unicef (AVA). Cerca de 141 certificados foram emitidos até a presente data, numa demonstração do engajamento dos profissionais no processo.