O sistema de consórcios no Brasil somou R$459 bilhões em ativos administrados em 2022, uma alta de 31,9% em relação a 2021 de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (01/06) pela ABAC, Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios.
Somente no primeiro quadrimestre deste ano foi registrado um crescimento de 9,3% nas vendas de novas cotas, se comparado ao mesmo período do ano passado. No acumulado de janeiro a abril foram 1,29 milhão de contratos comercializados, contra 1,18 milhão do mesmo período de 2022.
O Mycon, primeira fintech de consórcios do Brasil, segue em ritmo de crescimento também e possui especialistas que podem falar sobre como os brasileiros estão recorrendo ao consórcio. O CMO do Mycon, Bruno Borges, explica que existem inúmeras vantagens do planejamento financeiro por meio do consórcio que oferece diferentes opções de prazos e valores de parcelas, o que torna o planejamento financeiro mais flexível e adaptável às necessidades do participante. Outro grande benefício é a ausência de juros.
“Ao contrário do financiamento, no consórcio o participante adquire uma cota, no valor do bem ou serviço que deseja, acrescida de uma taxa fixa. Com o uso da inteligência artificial conseguirmos otimizar custos e deixar a experiência do cliente mais confortável e o processo de contratação ágil. No caso do Mycon a taxa de administração é a partir de 9,99%, independentemente do prazo ou produto escolhido. Essa taxa é, em média, 50% menor do que a das outras administradoras (para o mesmo produto, crédito e prazo) e 10 vezes menor que um financiamento”, explica o CMO do Mycon.
Mesmo pessoas que estejam com restrições financeiras podem participar e investir no consórcio. Somente após a contemplação será feita a análise de crédito para liberação do valor contratado. Todos os meses pelo menos um cliente é sorteado para receber o dinheiro antecipadamente. Os participantes também podem acelerar a liberação do crédito ofertando um lance fixo ou livre.
No momento da contemplação é feita uma análise de crédito, que ocorre em até 48 horas úteis e, em seguida, o processo segue para a liberação dos recursos. Quem tiver pendências financeiras pode regularizar a situação no prazo que precisar ou indicar fiadores. Existe a opção de utilizar o crédito em outro momento, sendo o valor corrigido monetariamente até a sua utilização.