Poderia ser um texto de ficção, mas infelizmente não é! Dados de uma pesquisa realizada pela Universidade Federal Fluminense mostraram que o Brasil pode atingir 5 mil mortes diárias por Covid-19 até o início de maio. A avaliação é do professor Márcio Watanabe, do Departamento de Estatística da UFF. De acordo com Márcio, entre abril e maio, a pandemia tende a se agravar em países do hemisfério sul, em particular no Brasil, considerando a mudança climática do período (outono – inverno), favorável para disseminação do vírus.
Com base no levantamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o país já soma pouco mais de 330 mil mortes por Covid-19 desde o início da pandemia (primeiro caso confirmado em março de 2020). Hoje, o Brasil mantém uma média diária de óbitos entre 2.500 e 3 mil pessoas.
Na Paraíba
Com a implantação do decreto que antecipou os feriados nacionais, houve queda na lotação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), mas de forma discreta. A taxa de ocupação é de 88% na Região Metropolitana de João Pessoa, 68% em Campina Grande e 90% no Sertão do Estado.
Óbitos na Paraíba
Ao todo, 5.866 pessoas perderam a batalha para a Covid-19, 36 delas nas últimas 24 horas. Esta semana, o secretário Estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, apontou uma diminuição do nível de contaminação no Estado.