Os deputados estaduais Branco Mendes e Adriano Galdino, ambos do Republicanos, chegaram a um acordo sobre a eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Após uma reunião acontecida nessa terça-feira (03), Branco reconheceu a força de Galdino, que é apoiado pela maioria dos parlamentares, e retirou sua candidatura ao comando da Casa. Conforme as tratativas, Mendes deve assumir a Corregedoria da ALPB no primeiro biênio.
O acordo entre os deputados acontece após imbróglio sobre a disputa do primeiro biênio. Primeiramente, ficou decidido que, seguindo o entendimento de que haveria impedimento legal para pleitear o cargo no primeiro biênio, o atual presidente da Assembleia disputaria a vaga somente no segundo biênio, enquanto Branco Mendes seria o candidato do Republicanos no primeiro. Mas, mudanças no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) possibilitaram que Adriano concorra a reeleição do mandato e também à presidência da Casa no segundo biênio.
Sendo assim, Galdino recorreu aos primeiros diálogos com seu grupo, nos quais afirmava que disputaria o primeiro biênio se tivesse condições jurídicas para isso. Branco relutou a mudança, chegando a dizer que se sentia traído pelo colega, protestando, inclusive, na tribuna da ALPB.
De outro lado, Adriano Galdino seguia com as tratativas com os demais deputados da Casa, angariando o apoio de 33 dos 36 parlamentares para a sua candidatura, deixando Branco Mendes sem alternativas, a não ser deixar as rusgas de lado e também embarcar em seu projeto, que já havia sido apresentado desde que as discussões em torno do pleito da Assembleia foram iniciadas.