A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou nesta terça-feira (20) uma PEC que permite a candidatura de Adriano Galdino (Republicanos) à presidência da Mesa Diretora da Casa nos dois biênios da próxima legislatura. Mesmo com o fato novo, Branco Mendes, nome do Republicanos para a disputa no primeiro biênio, acredita que seu colega de parlamento manterá o acordo firmado também com o presidente da sigla, Hugo Motta.
Branco foi um dos parlamentares que votou contrário a matéria, em sessão acontecida na manhã desta terça. Ele justificou que o voto foi motivado por uma combinação anterior de que o texto não seria apreciado no plenário da ALPB. Embora tenha ido para votação, o deputado acredita que Adriano irá manter sua palavra, se abstendo de pleitear a cadeira de presidente da Casa em 2023.
“Adriano é um homem de palavra assumiu compromisso conosco, votei contra a matéria apenas por conta de acordo anteriores de que essa PEC não seria votada, ele (Adriano) botou a PEC hoje para ser votada, mas com certeza não existe nada que venha a alterar os acordos feitos com o aval do Republicanos, com o presidente Hugo Motta com a anuência de João, não vejo absolutamente nenhuma modificação quanto a isso”, destacou.
Perguntado sobre o motivo de Galdino ter mudado o acordo sobre a votação da PEC, Branco afirmou que a resposta só cabe ao atual presidente da ALPB.
“O porquê de Adriano colocar essa PEC para ser votada é uma pergunta que diz respeito a ele e não a mim, mas com certeza não estou servindo de esteira pra ninguém, vou ser candidato sim, é um desejo que tenho”, completou o deputado estadual, que foi diplomado nessa segunda-feira (19) para o seu quinto mandato.