Em entrevista exibida nesta quarta-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro (PL) atacou a Petrobras, afirmando que a empresa estatal “não colabora com nada” e que, por ele, “poderia ser privatizada hoje”.
As críticas de Bolsonaro à entidade acontecem em meio os reajustes nos preços dos combustíveis. No último dia 11 de março, a Petrobras aumentou o valor da gasolina e do diesel nas distribuidoras. Em alguns lugares do Brasil, o preço do litro da gasolina chega a R$ 8.
“Qualquer nova alta a gente vai, da nossa parte aqui, desencadear um processo para que esse reajuste não chegue na ponta da linha para o consumidor. É impagável o preço dos combustíveis no Brasil. E lamentavelmente a Petrobras não colabora com nada”, declarou.
“Muita gente me critica, como se eu tivesse poderes sobre a Petrobras, não tenho poderes sobre a Petrobras. Para mim, é uma empresa que poderia ser privatizada hoje, ficaria livre deste problema. E a Petrobras se transformou na Petrobras Futebol Clube, onde o clubinho lá de dentro só pensa neles, jamais pensam no Brasil”, acrescentou o presidente em entrevista ao SBT.
Na mesma entrevista, Bolsonaro disse que existe a possibilidade de trocar o presidente da Petrobras.
“Existe essa possibilidade [trocar o presidente da Petrobras]. Todo mundo no governo, ministros, secretários, diretores de empresas, presidentes de estatais podem ser substituídos se não estiverem fazendo o trabalho a contento. Então, eu não quer dizer que vai ser trocado ou que não vai ser trocado. Eu só não posso trocar o vice-presidente da República. O resto, todos podem ser trocados, obviamente, por motivos de produtividade, por motivo de falha ou omissão no respectivo serviço”, comentou.
g1