O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste domingo (5) que a Petrobras anunciará a diminuição no preço dos combustíveis a partir desta semana. Ele não deu detalhes sobre quanto será o percentual de redução, mas explicou que a queda no preço deve seguir por algumas semanas. “A Petrobras começa nesta semana a anunciar redução no preço do combustível”, disse. A estatal disse que não vai se pronunciar.
O presidente culpa os Estados pela alta dos preços. “Eu não reajustei, mantive congelado desde 2019, o valor do PIS/Cofins, que é o imposto federal. Os governadores mantiveram o percentual, que varia de acordo com o valor na bomba. E mais que dobraram o valor arrecadado com o ICMS. Querem criticar, critiquem. Mas a pessoa certa”, ressaltou.
O barril do Brent, referência para a Petrobras, completou a sexta semana consecutiva de baixa na sexta-feira (3) e acumula queda de 19,4% desde as máximas de outubro.
O alto preço de combustíveis, sobretudo do diesel, tem sido alvo de reclamações de prefeitos de todo o País. Eles pedem ajuda federal para evitar o aumento do preço das passagens do transporte público em ano eleitoral. O Ministério da Economia já discute a questão com as instituições que representam as gestões municipais.
Em novembro, a Petrobras disse, em comunicado ao mercado, que não antecipa a mudança de preços nas refinarias. A empresa está listada na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) e precisa seguir regras do mercado financeiro. Bolsonaro já tinha dito que a empresa faria um reajuste.