Fale Conosco

Esta quinta-feira (18), durante a Sabatina WSCOM, o candidato ao Governo do Estado pelo PMDB, Vital do Rêgo Filho respondeu às perguntas das entidades representativas de classe. Ele falou que é necessário modificar o padrão de relacionamento com o gestor. Vital disse ainda que ampliará aeroportos no Estado e ressaltou também a formalização da licitação para construção de aeroportos nas cidades de Patos e Cajazeiras.

Ele destacou ainda a aprovação do Passe Livre pelo Governo Federal que a partir daí, passará a bancar as empresas e os estudantes cadastrados formalmente, terão acesso ao passe livre.

Vital falou também sobre as soluções para a crise na UEPB, setor agropecuário, setor de Comércio e Serviços, falou sobre direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e homens, seca do Estado, LGBT´s, Governo e Servidor Público, Passe livre, Moradias, Reforma tributária e por fim Reforma política, financiamento público de campanha e voto distrital misto.

UEPB – Conheço a UEPB como professor, aluno e filho de reitor, sei dos avanços. Mas hoje, lamentavelmente a UEPB passa por uma visível crise, perdendo recurso no valor de R$ 200 milhões e isso não amplia os Campis. Todos foram abandonados por causa da falta de cuidado básico. O meu compromisso é cumprir a lei e fortalecer a instituição. A UEPB é matriz do processo e qualificação profissional. Serei bebedor da fonte de ensino e pesquisa que a gente tem na UEPB. A UEPB precisa ter a porcentagem de recursos garantida por lei respeitada pelos governantes – destacou.

Setor agropecuário – No nosso Plano de Estado existe uma política de desenvolvimento agrário que estimula efetivamente a produção. Serão restaurados os órgãos existentes e que estão abandonados, mas são fundamentais. O secretário será um homem do setor, um homem ligado à terra, com isso teremos o aproveitamento de 50 mil hectares e usar a água como matriz de desenvolvimento, bem como valorizar o servidor do setor. Temos potenciais agrícolas enormes – frisou o candidato.

Comercio e serviços – O comercio da Paraíba é responsável por 23% da produção econômica, ou seja, é a capacidade produtiva de mais de um milhão de paraibanos. Faremos a ampliação do aeroporto de João Pessoa. Ampliação do aeroporto de Campina Grande. Ressalto também a formalização da licitação para construção de aeroportos nas cidades de Patos e Cajazeiras que devem sair até o fim do ano. Isso permitirá a integração regional na Paraíba. O governo vai subsidiar 50 % dos assentos. Uma linha aviária na Paraíba tem que ser brevíssima para aperfeiçoar o setor comerciário no Estado – destacou Vital.

Direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e homens – Defendo o casamento homo afetivo e recrimino os crimes por motivação sexista, homofóbica ou racial e defendo a criação de delegacias especializadas – afirmou.

Seca no Estado – A reintegração da bacia hídrica foi um ato heroico feito pelo ex-presidente Lula. Haverá uma gestão compromissada para garantir que a água chegue aos agricultores familiares.

LGBT´s – Sou contra o extremismo. O Estado por ser laico ele não pode sofrer interferência de qualquer âmbito. O Estado tem o dever de garantir os direitos elementares e fundamentais à vida, patrimônio, direito a religiosidade bem como à opções sexuais. Ocuparei o Governo com pessoas sem tipificá-los ou estigmatiza-las. Terei o prazer de conviver e trabalhar com qualquer pessoa, independente da escolha de cada um – garantiu.

Governo e Servidor Público – É necessário modificar o padrão de relacionamento com o gestor. O servidor é tratado como problema pelo atual governador. Ele trata os servidores públicos como um problema, quando na verdade eles são a solução para a máquina pública. Vou trata-los como solução criando uma gestão de diálogo permanente. É um Governo que persegue e demite e eu vou respeitar os direitos do servidor. Vou resgatar a lei do subsídio para os ficais e policiais, implementar efetivamente o plano de cargo e carreiras. Respeito quem tem direitos no serviço público, vamos fazer um novo Centro Administrativo em João Pessoa, fazer concurso para as áreas que são necessárias. Quando falei das premissas ao servidor publico é o cumprimento da lei – disse Vital do Rêgo.

Passe livre – O Passe Livre está nas minhas mãos a nível nacional, eu sou o relator do processo e dei a minha opinião de que devemos implantar o passe livre para todos estudantes do Brasil. Sendo aprovado, o Governo Federal passará a bancar as empresas e os estudantes que estão cadastrados formalmente, terão passe livre.

Moradias – Ampliar o Minha Casa Minha Vida, bem como levar o Programa para as áreas rurais com o complemento do Minha Casa Melhor, que é o subsidio para imóveis só vem a somar para o crescimento. O objetivo é acabar com o déficit habitacional e melhorar a economia Governo tem a obrigação de dar conforto segurança e tratamento digno ás pessoas – enfatizou.

Reforma tributária  – Justiça. Tenho que pagar onde compro. Nós não podemos viver sacrificados. Estamos pagando apenas aqueles que fabricam, tem que haver uma partilha. Uma parte do ICMS tem que ser cobrado e eu apoio a decisão do Congresso Federal. O senado já esta discutindo o aspecto que o Senado já aprovou e está para Câmara apreciar e dar uma definição para pactuação do ICMS – complementou o candidato.

Reforma política, financiamento público de campanha e voto distrital misto – Nós políticos não fomos capazes de uma regulamentação congressual que possa dar dignidade a política brasileira. E eu sou vítima desse modelo. Acabaram-se os partidos políticos. Nós não temos identidade. Existe uma prostituição política. Ou enfrentamos a reforma politica para criar o financiamento público ou cria a fidelidade partidária ou verticaliza as posições partidárias, para só assim termos uma política respeitada – finalizou.

wscom