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Durante a ação que marcou o início dos trabalhos dos legisladores da Câmara de João Pessoa, 110 questionários foram aplicados para ouvir a opinião dos usuários do sistema. O primeiro item da pesquisa questionou os usuários sobre problemas no sistema, apontou o “atraso dos veículos” como a maior queixa, sendo 51%. Durante a consulta, foi permitido ao usuário apontar mais de um problema. Por conta disso, a soma dos resultados supera 100%.

Para se ter uma ideia, metade dos usuários reclamou do “valor da tarifa”, enquanto 47% apontou a “lotação dos veículos” como fator negativo. A conservação dos veículos foi criticada por apenas 26% dos usuários do sistema de transporte coletivo da capital.  Metade dos usuários diz que esperam “mais de 30 minutos” pelo ônibus quando chegam às paradas. Sobre a lotação dos veículos, 60% dos passageiros ouvidos pelos vereadores durante a consulta disseram que os ônibus estão frequentemente “lotados”.

O presidente da Câmara de João Pessoa, Dinho Dowsley (Avante) explicou que os pontos indicados pela população serão discutidos. A ideia é fazer com que o Legislativo colabore para a solução dos problemas reforçando o diálogo com empresários do setor, usuários e Executivo, que coordena a operação do sistema.

Na pandemia

Antes da pandemia, o sistema era operado com 450 ônibus em circulação e 220 mil passageiros por dia. Atualmente, o número de veículos caiu para 320 somados a mais 30 nos horários de pico. O volume de passageiros caiu para 120 mil por dia, sendo ainda menor aos domingos, não superando a marca de 18 mil usuários, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur).