Fale Conosco

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, esteve na última quarta-feira (09/08), em mais uma visita no Residencial Itatiunga, para fiscalizar a estação de tratamento da CAGEPA (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba).

O trabalho de inspeção vem sendo realizado desde o mês de maio depois de denúncias feitas pelos próprios moradores do Residencial, que afirmavam que a rede de esgoto daquela localidade estava sem tratamento adequado e que foi comprovado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente.

Ainda de acordo com a denúncia a falta de tratamento na rede de esgotos estava provocando mau cheiro e também à proliferação de mosquitos, ocasionando o surgimento de doenças naquela população.

“A partir das denúncias feitas pela população nós iniciamos o monitoramento, e após análises de várias amostras foram coletadas e o nosso químico constatou que essas amostras estavam em desacordo com aquilo que é estabelecido pela norma ambiental. A partir daí resolvemos notificar a CAGEPA, e pedimos previdências,” revelou o secretário de Meio Ambiente de Patos, Natércio Alves.

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente fez a coleta do material e detectou que as águas não estavam sendo tratadas de maneira adequada, e o próprio funcionário da CAGEPA informou que estavam com algumas bombas quebradas.

“Depois daquelas reclamações viemos monitorando a estação de tratamento através de análise de amostras que foram recolhidas regularmente a cada 15 dias. Após as análises nós constatamos que os lançamentos estavam fora das condições estabelecidas. Com isso a CAGEPA foi autuada, mas de imediato a gente já viu que está sendo feita manutenção com o intuito de melhorar a qualidade desses afluentes,”  comentou o químico da Secretaria de Meio Ambiente, Sílvio Moreira.

 

Fonte: Ascom PMP