Fale Conosco

A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, visitou, nesta quinta-feira (6), duas Instituições de Longa Permanência para idosos na cidade de Cabedelo: o Lar de Idosos da Comunidade Católica Fanuel e o abrigo Amem (Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância). Ambas são beneficiadas pelo Projeto Acolher, iniciativa do Governo do Estado que destina recursos para melhorias nas condições de assistência deste tipo de instituição.

Durante as visitas, a primeira-dama Ana Lins conheceu a estrutura das instituições, conversou com os idosos e ressaltou a importância do Projeto Acolher. “É muito bom receber o carinho dos idosos e poder ver que eles estão sendo bem tratados nesses abrigos. O Projeto Acolher visa fortalecer as Instituições de Longa Permanência, contribuindo para dar mais qualidade de vida para os idosos que moram em abrigos. Essas duas instituições são contempladas pelo projeto e têm investido os recursos para trazer mais acessibilidade para os moradores”, observou a primeira-dama.

O Lar da Comunidade Católica Fanuel existe desde 2003, tem 22 funcionários e atualmente atende 40 idosos que possuem alimentação balanceada, estrutura com acessibilidade e cuidados específicos para a terceira idade. “Aqui eles têm toda a assistência, um lar digno e muito carinho de todos da comunidade. Estamos investindo atualmente os recursos do Projeto Acolher na instalação de um elevador para melhorar ainda mais a acessibilidade dos idosos”, comentou a diretora Edileuza de Luna.

Dona Antônia Rubim, de 77 anos, mora no Lar de Idosos Fanuel há mais de dois anos e comentou que ganhou uma nova família, porque lá encontrou pessoas que a tratam bem, se preocupam com ela e dão muito carinho. “Eu me sinto muito bem aqui e gosto de todos que moram e trabalham nesse lar”, disse.

Já no abrigo Amem residem 42 idosos que são assistidos por 29 funcionários de diversas áreas. “O Amem foi fundado em 1971 e desde então é dedicado a cuidar dos idosos. Recebemos o apoio do Governo e também doações de alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas e outros itens. Com o Acolher já foi possível fazer uma cisterna, melhoramos o poço, colocamos mais ventiladores, adquirimos outros equipamentos, entre outros benefícios que vêm melhorar a vida dos idosos”, disse a presidente do Amem, Janeide Duarte.

“Eu e minhas duas irmãs Terezinha e Severina moramos aqui no Amem há cerca de um ano. Aqui Graças a Deus fomos bem acolhidos e gostamos muito de morar nesse ambiente. Eu já estou com 80 anos e sou feliz em morar nessa instituição com tanta gente que nos ajuda, nos dá alimentação adequada, atenção e afeto”, afirmou o Sr. Félix Barbosa da Silva.

O Sr. Paulo Gonçalves é de Santa Rita, tem 90 anos e mora há 14 anos no Amem. Ele escreveu e leu um poema em agradecimento pela visita da primeira-dama. “É uma honra receber a primeira-dama do estado no nosso lar e quero dizer que somos muito bem tratados aqui. Inclusive eu fui para o circo na apresentação especial que o Governo promoveu, foi muito bom”, recordou.

Projeto Acolher – Visa à melhoria das condições de funcionamento das Instituições de Longa Permanência para idosos, promovendo ações socioassistenciais nas áreas da saúde, lazer, construção e manutenção da infraestrutura das instituições. Desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, o Projeto já destinou aproximadamente R$ 6 milhões em recursos para mais de 30 instituições beneficiadas em 26 municípios paraibanos.

Todas as ações do Projeto Acolher seguem os preceitos da legislação vigente e atendem às exigências das Conferências Nacionais de Direitos da Pessoa Idosa. Cerca de 1.500 idosos são assistidos por Instituições de Longa Permanência no estado.