Fale Conosco

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), renovou a parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para a realização de mais uma edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran). O termo de adesão foi assinado na tarde desta quinta-feira (2) na Estação das Artes, no bairro Altiplano.

“Quero parabenizar a equipe da Secretaria de Educação e da PRF. Quero falar da alegria e do imenso prazer em ter essa instituição presente ano a ano nessa construção de uma educação que venha ao encontro dos anseios da construção de um ser em desenvolvimento. A prefeitura de João Pessoa, na gestão do prefeito Luciano Cartaxo, tem a compreensão que essa semente precisa ser bem plantada e que ela tem sido muito bem germinada por todos nós na base da educação”, disse a secretária da Sedec, Edilma da Costa Freire.

O Fetran esse ano irá ser trabalho nas escolas municipais Bartolomeu de Gusmão, Padre Leonel da Franca, Cônego João de Deus, Lions Tambaú, Doutor José Novais, Dom Marcelo Pinto Cavalheira, Anayde Beiriz e Dom José Maria Pires. Também será trabalhado nas creches Maria de Fátima, Dona Tana, Arlete de Almeida, Antônio Varandas, João Tota, Júlia Ramos, Maria de Lourdes Gomes e Maria do Socorro Rodrigues.

Durante o ano letivo os alunos irão trabalhar quatro eixos temáticos que são conscientização, leitura de imagem, urbanidade que trabalha os valores necessários ao trânsito, estatística e meios de transporte, que vão trabalhar o raciocínio lógico em relação às proporções e cálculos de números.

O superintendente da PRF na Paraíba, Carlos André, lembrou que o projeto já vem apresentando resultados na Capital. “É essa educação que vai promover uma mudança cultural, de pensamento e de mentalidade em relação ao trânsito. E já temos percebido essa mudança aqui em João Pessoa. Temos diversos depoimentos de pais que, em virtude da orientação e observações dos filhos que participam do projeto Fetran, estão respeitando mais a lei do trânsito, a faixa de pedestre, os semáforos”, comemorou.

As atividades terão início no mês de junho com palestras sobre educação e segurança no trânsito por meio de vídeos e atividades lúdicas, além de atividades transversais sobre a temática.

Durante a renovação houve ainda uma apresentação de dança da crianças do creche Antônio Varandas e das alunas da Escola Municipal Cônego João de Deus.