Fale Conosco

O vereador Chico do Sindicato (PP) foi autor de 549 Requerimentos durante as atividades do primeiro semestre deste ano, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), de acordo com o cruzamento dos dados do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e do setor de Expediente da Casa. Entre as solicitações encaminhadas pelo parlamentar, estiveram as melhorias para as áreas de educação, infraestrutura, saúde, mobilidade urbana e segurança pública.

Através dos requerimentos, o parlamentar acionou diversos órgãos da administração pública. À Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Chico do Sindicato solicitou a regularização de diversos medicamentos e a implantação de um programa de saúde ocular nos Postos de Saúde da Família (PSF), fisioterapeutas nos PSFs, um mutirão de combate à dengue em casas fechadas e outro de combate à leptospirose. Ele também requereu campanhas sobre a aids na terceira idade, sobre retinopatia diabética nos jovens e sobre o câncer de mama e próstata.

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) foi acionada pelo vereador, que solicitou as seguintes ações: recolhimento de metralhas e entulhos, capinagem, varrição e recolhimento de lixo em bairros. Já para a Superintendência Executiva de mobilidade Urbana (Semob), o vereador requisitou pintura das faixas de pedestres e lombadas, a colocação de coberturas e a sinalização nas paradas de transportes coletivos, além da restauração das ciclovias, e a restauração do Terminal de Coletivos do Alto do Mateus. À Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) Chico solicitou poda de árvores.

À Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o vereador requereu o recapeamento asfáltico de vias, a reposição de tampas de galerias, a limpeza de galerias pluviais, calçamento de diversas ruas da Capital, e operação tapa-buraco. As solicitações encaminhadas à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) foram a elaboração de um plano de combate à violência nos bairros. Para a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM) foi solicitada a elaboração de uma cartilha sobre os direitos da mulher para serem distribuídas nos bairros da cidade.

O vereador também solicitou cursos de especialização para professores das escolas e Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), além da elaboração de um programa contra a evasão escolar à Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Para a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) foi solicitada a implantação do programa “Sala de Leitura” nas associações comunitárias da cidade. Chico do Sindicato ainda acionou a Secretaria de Habitação Social (Semhab), requerendo a regularização fundiária do conjunto Gervásio Maia.

Durante entrevista no Jornal da Câmara, no início deste ano, o parlamentar afirmou que disponibilizaria um veículo para atender aos moradores do Cristo Redentor quando precisam se deslocar para resolver problemas, principalmente na área da saúde. Na ocasião ele afirmou que já disponibilizava um carro no bairro do Rangel.

“Precisamos atender nossas comunidades carentes. Para isso, eu visito, junto com meus assessores, durante três dias na semana, todas as nossas comunidades para descobrirmos as principais demandas da nossa cidade. Todos os problemas observados são levados aos secretários e cobramos a solução”, justificou o vereador. Chico do Sindicato ainda garantiu que já estão adiantadas as negociações para viabilizar uma agência bancária para o Rangel, salientando que a negociação tem a ajuda do vereador Bosquinho (DEM).