• Sobre
  • Contato
01/07/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Notícias

Ex-embaixador da Santa Sé no Brasil é o primeiro cardeal nomeado por Francisco

15 de março de 2013
em Notícias
Tempo de leitura: 2 mins de leitura
A A

O primeiro cardeal criado pelo papa Francisco é o ex-núncio apostólico no Brasil arcebispo italiano dom Lorenzo Baldisseri, conformeinformações exclusivas obtidas pela reportagem do Estado. O ex-núncio é o ex-embaixador da Santa Sé no Brasil. Como de praxe, a criação do novo cardeal deve ser oficializada no futuro numa cerimônia oficial (chamada consistório).

A nomeação ocorreu logo ao fim do conclave, retomando uma antiga tradição católica. Durante muito tempo na História da Igreja, o papa costumava elevar imediatamente ao cardinalato o bispo que atuava como secretário do colégio cardinalício, que também é o secretário do conclave. Ele é responsável, por exemplo, por queimar os votos no fim de cada escrutínio e colocar o chapéu branco (solidéu) no novo papa. Em troca, recebe do pontífice recém-eleito o antigo chapéu vermelho de cardeal, em forma de agradecimento.

“O papa de fato fez dom Lorenzo cardeal durante o conclave, retomando uma tradição que Paulo VI havia quebrado”, afirmou o padre Michelino Roberto, da Arquidiocese de São Paulo, que está em Roma e confirmou a informação junto ao cardeal Dom Odilo Pedro Scherer. “Foi um gesto muito simples, que para muitos passou despercebido. Mas ontem Dom Lorenzo realmente apareceu na missa com os outros cardeais”, acrescentou.

Portanto, Baldisseri é o primeiro cardeal nomeado pelo papa Francisco, cujo pontificado começou já no momento em que aceitou ser o novo “sucessor do apóstolo Pedro”.

O Vaticano não divulgou a informação oficialmente, pois tudo ocorreu ainda dentro do conclave, onde os atos são sigilosos. Ontem, d. Lorenzo apareceu discretamente na primeira missa do papa Francisco usando um solidéu vermelho, junto aos cardeais eleitores do conclave (foto). A imagem passou despercebida também pelos espectadores e pela imprensa internacional, que só puderam assistir à missa pela TV.

Atualmente, a principal função de Baldisseri é a de secretário da Congregação para os Bispos, cujo prefeito é o cardeal Marc Ouellet. Dom Lorenzo Baldisseri, de 72 anos, foi o representante do papa no Brasil durante quase dez anos, de 2002 a 2012, e tinha como principal função intermediar nomeações de bispos pra o País e as relações entre a Santa Sé e o Estado brasileiro. Agora como cardeal se torna um dos homens de confiança do papa.

Estadão

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Portal Correio, ClickPb e WSCOM dão “barrigada” e anunciam erroneamente a expulsão de Alexandre Almeida do PT

Próxima Matéria

Dilma promulga lei dos royalties do petróleo; Estados já podem ir ao STF

Matérias Relacionadas

Prefeito de Campina Grande sanciona novo Plano Diretor; confira os principais pontos
Economia

Campina dispara na geração de empregos em 2025, aponta mais uma vez os dados da Caged

30 de junho de 2025
Último dia para aderir ao Refis 2025 em Campina é nesta segunda-feira (30)
Política

Último dia para aderir ao Refis 2025 em Campina é nesta segunda-feira (30)

30 de junho de 2025
Pedro apoia Marcelo Queiroga na disputa do segundo turno em João Pessoa
Política

Pedro propõe escolha do candidato da oposição ainda este ano: “Não podemos repetir o erro”

30 de junho de 2025
Próxima Matéria

Dilma promulga lei dos royalties do petróleo; Estados já podem ir ao STF

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio