Fale Conosco

O presidente Jair Bolsonaro faz nesta terça-feira uma das viagens mais cercadas de tensão de seus sete meses de governo. O novo aeroporto de Vitória da Conquista (BA) foi coberto por tapumes. Não foi possível ver o presidente do lado de fora. É a primeira visita à região após ter chamado governadores de “paraíbas”.

Com o objetivo de acalmar os ânimos, Bolsonaro disse durante a inauguração que “ama o Nordeste e que não deve haver divisão entre brasileiros, independentemente da região”. Infelizmente não foi o que pareceu no vídeo vazado em que o presidente tece críticas aos gestores da região.

Assim como o governador Rui Costa (PT-BA) – que gravou vídeo cancelando sua participação na inauguração do aeroporto construído com recursos estaduais e federais -, Paloma Rocha, uma das filhas de Glauber Rocha, cancelou participação na inauguração do aeroporto – a obra leva o nome do cineasta.

A fala de Bolsonaro segue sendo explorada pela oposição. “Ele acha que governar é arrumar briga. Tem sido um frasista infeliz e um presidente deplorável. Só destila preconceito e ódio”, diz o senador Jaques Wagner (PT-BA).

Já o governador da Bahia criticou o fato de o evento ter sido fechado ao público e de o governo do estado ter direito de indicar apenas 100 dos 600 convidados. “Não posso, no exercício do cargo, ficar fazendo trampolim para debate político, debate ideológico”, disse.

Da redação