Fale Conosco

A partir desta segunda-feira (14) se iniciará o funcionamento de postos itinerantes de vacinação pelos bairros da Capital. A campanha de vacinação antirrábica teve início na última quarta-feira (09) e seguirá até o dia 17 de outubro. Pelo menos 200 postos itinerantes funcionarão pelos bairros de João Pessoa com um funcionamento de dois dias em cada local.

A divulgação dos locais dos postos de vacinação será feita semanalmente e a população pode tirar qualquer dúvida sobre a campanha de vacinação através do telefone (83) 3214-3459. A meta do Centro de Zoonoses da Capital é vacinar 80 mil animais, 60 mil cães e 20 mil gatos.

“Vamos ampliar a quantidade de postos móveis, visitando todos os bairros. Para evitar longas filas, os postos serão montados sempre em ambientes abertos, entraremos em contato com as ONGs e protetores de animais para aplicarmos a vacina no local onde estão os bichos ou eles também poderão entrar em contato conosco para agendar a vacinação”, explicou o gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, Nilton Guedes.

Raiva animal – A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais, e também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença chegam ao óbito. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas. O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas).