Fale Conosco

Repercutem ainda as propostas apresentadas pelo candidato da Coligação A Vontade do Povo, ao Governo do Estado, Cássio Cunha Lima (PSDB). No confronto eleitoral entre os concorrentes ao Palácio da Redenção, promovido pela TV Correio, na noite desta sexta-feira (27), Cássio garantiu que vai preparar os municípios para receberem as águas da Transposição do Rio São Francisco. Para isso, vai priorizar as estações de tratamento e as redes coletoras de esgotos das cidades ribeirinhas dos Rios Paraíba, Piranhas e Piancó.

Ação esta, segundo Cássio, que foi deixada de lado pelo atual governo, uma vez que o abastecimento da Paraíba pelas águas do Rio São Francisco está condicionado à conclusão dos sistemas de esgotamento sanitário dos municípios relacionados às obras.

Cássio lembrou ainda que, ao longo da sua trajetória, como gestor, sempre investiu  Yem rede coletora de esgoto e em estação de tratamento. Tanto que, como prefeito de Campina Grande, conseguiu colocar o município entre as cidades mais saneadas de todo o Nordeste brasileiro, inclusive, superando muitas capitais.

O candidato tucano ao Governo exemplificou ainda a ação do Programa Boa Nova implantado na sua gestão de governador, ao conseguiu expandir de forma significativa os serviços de saneamento básico com a construção de rede coletora de esgoto em vários municípios do Estado, começando por João Pessoa.

Em Campina Grande, além da expansão de rede foi construída a maior estação de tratamento de esgoto com a possibilidade do reuso de água de toda a região nordeste.

Cagepa

Com relação à Cagepa- Companhia de Água e Esgoto da Paraíba, Cássio explicou que é preciso separar duas etapas da Companhia. No que diz respeito à água, se trata de uma ação estratégica de segurança nacional e estadual e tem que ficar exclusivamente sob o controle do Estado, não podendo haver nenhum tipo de parceria com o setor privado.

Contudo, Cássio afirma que é possível fazer parceria com o setor privado para as obras de coleta de esgoto com vistas a investimento na expansão de rede e tratamento de esgoto com o objetivo de melhor atender a população.

Ele lembrou ainda: foi durante seu governo que foi implantada a Tarifa Social para Esgoto em benefício da população de baixa renda e a saiu do papel sua proposta estimular redução de tarifa para quem economiza água e cobrar tarifa mais alta para quem a desperdiça.