• Sobre
  • Contato
01/07/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Paraíba

Cartaxo entrega primeira Escola Bilíngue da rede pública de João Pessoa e aulas começam dia 5

29 de janeiro de 2018
em Paraíba
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
A A

João Pessoa acaba de ganhar a primeira Escola Bilíngue da rede pública da Paraíba, situada no Alto do Mateus. A nova unidade, única em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Nordeste, vai funcionar em tempo integral, oferecendo aulas em inglês e português. A entrega foi realizada nesta segunda-feira (29) pelo prefeito de João Pessoa,
Luciano Cartaxo, que considerou a escola bilíngue como uma proposta pioneira que pode chegar a outras unidades de ensino da rede municipal. As aulas começam no dia 05/02, quanto tem início o ano letivo 2018 nas escolas públicas da capital paraibana. A solenidade contou com a presença do Cônsul-geral dos Estados Unidos em Recife, John Barret.

“Este é mais um passo decisivo para que João Pessoa continue no caminho certo, fazendo o que nunca foi feito na educação. Daqui, os estudantes sairão preparados para a inserção no mercado global, prontos para enfrentar novos desafios em condições de igualdade com o ensino ofertado por outras escolas no mundo”, explicou o prefeito. De acordo com Luciano Cartaxo, a unidade será uma experiência piloto, que certamente será replicada em outras escolas da rede. “A intenção é ampliar as boas experiências que teremos aqui para outras regiões da cidade, consolidando uma rede complementar ao Centro de Línguas
Estrangeiras”, mencionou.

A Escola Bilíngue Dom José Maria Pires vai oferecer disciplinas como matemática, geografia e história em dois idiomas. No contra turno, além de atividades lúdico-pedagógicas, os estudantes terão, durante três dias, aulas voltadas para o aprendizado da língua estrangeira, participando de atividades para o desenvolvimento da escuta, leitura e escrita em inglês. “A primeira turma será para alunos do 6º ano. De forma gradativa, vamos chegar a todo o ensino fundamental com os estudantes com domínio pleno da língua inglesa”, explicou a secretária de educação, Edilma Freire.

Os professores da nova unidade passaram por uma seleção interna, recebendo capacitação específica para a aplicação das aulas em inglês e português. A escola dispõe de 14 salas de aulas, todas climatizadas, laboratório de tecnologia, biblioteca, ginásio poliesportivo, quadra, auditório e área de convivência. Diferente de uma escola tradicional, os alunos da bilíngue terão um espaço pedagógico para cada disciplina, integrando um grande circuito para o aprendizado de mais um idioma. A sinalização também é inovadora, com textos e imagens que estimulam a formação dos alunos.

O cônsul-geral dos Estados Unidos, em Recife, John Barret, destacou a importância da parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa. “Firmamos uma relação em 2013 porque percebemos o entusiasmo com que a Prefeitura de João Pessoa vê o ensino do inglês, mas não imaginávamos que chegaríamos a este momento. Esta é uma iniciativa pioneira em todo o país, fruto de um trabalho incansável de um time de profissionais da prefeitura, que agora vai oferecer formação em inglês para tantas crianças com todas as oportunidades que vem com esta língua”, afirmou.

A entrega da escola contou ainda com a presença da primeira-dama, Maísa Cartaxo, do vice-prefeito, Manoel Junior, do cônsul especialista em Diplomação Pública, Daniel Stwart, da deputada federal, Daniela Ribeiro, do líder do Governo na Câmara Municipal de João Pessoa, Milanez Neto, do presidente municipal do PSD, Lucélio Cartaxo, e do vigário Geral da Arquidiocese da Paraíba, Padre Luiz Junior.

Fonte: Assessoria

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Primeiro caso suspeito de febre amarela é identificado em João Pessoa

Próxima Matéria

Pesquisa mostra que gasolina mais barata no Nordeste é vendida na Paraíba

Matérias Relacionadas

Prefeito de Campina Grande sanciona novo Plano Diretor; confira os principais pontos
Economia

Campina dispara na geração de empregos em 2025, aponta mais uma vez os dados da Caged

30 de junho de 2025
Último dia para aderir ao Refis 2025 em Campina é nesta segunda-feira (30)
Política

Último dia para aderir ao Refis 2025 em Campina é nesta segunda-feira (30)

30 de junho de 2025
Dinho revela que Amazon pretende instalar ponto físico no Centro de João Pessoa
Política

Dinho destaca semestre sem paralisações e com avanços estruturais na CMJP

30 de junho de 2025
Próxima Matéria

Pesquisa mostra que gasolina mais barata no Nordeste é vendida na Paraíba

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio