Notícias

Candidato a presidente da OAB propõe parcerias com API e Sindicatos para defender liberdade de imprensa

Volto ao tema da eleição na OAB para parabenizar o candidato Carlos Frederico pela feliz ideia de incluir em seu programa uma parceria com a API e Sindicatos dos Jornalistas e Radialistas, objetivando disponibilizar um núcleo jurídico da OAB no apoio aos profissionais de comunicação cerceados no direito de liberdade de imprensa.

O mesmo gesto não identifiquei entre as ideias de Paulo Maia, talvez por não considerar importante que a OAB estenda a mão em defesa dos direitos garantidos ou por não entender que a imprensa mereça especial atenção.

Para quem não sabe, o cerco jurídico aos jornalistas é grande e muitas vezes por não ter condições de pagar um advogado o profissional perde ações onde o seu direito de expressão era bom.

Ao propor a criação de um núcleo de apoio na OAB, Carlos Frederico flerta com a imprensa e acena para uma convivência entre a Ordem e os representantes da categoria dos jornalistas, o que considero muito importante e ímpar, pois pela primeira vez poderemos recorrer a assistência jurídica sem ônus, e digo isso sem demérito aos excelentes defensores públicos que temos, mas sempre com muitas demandas.