Fale Conosco

Às vezes mergulhamos apenas nos problemas que afligem nossa comunidade e esquecemos que mundo afora coisas maiores estão acontecendo.

Não que as coisas da Paraíba sejam menos importantes, pois, de certa forma, vivemos o nosso terremoto desde a posse do atual governador.

Nem por isso devemos nos fechar em copas para o que acontece nos arredores, a exemplo dessa tragédia no Japão, que agora parece que vai se agravar com vazamentos radioativos em uma usina nuclear.

No vídeo acima, a repórter de Ciência da Folha de São Paulo, Sabine Righetti, o editor-adjunto de Mundo, Fábio Seixas e o técnico em sismologia do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) da USP, José Roberto Barbosa, falam sobre os motivos que provocaram o terremoto e o tsunami que atingiram o Japão nesta sexta-feira (11).

Ontem o país sofreu o maior terremoto desde o início dos registros históricos, no século 19, e o maior do mundo desde o tremor na Indonésia em 2004. Após atingir magnitude de 8,9º, o tremor foi seguido por um tsunami. Juntos deixaram ao menos centenas de mortos e desaparecidos no leste do Japão e causaram ainda um vazamento de material radioativo em uma usina nuclear no país.