Atenção Básica é a porta de entrada para todos os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital. Com 82,43% de cobertura da cidade, os serviços do primeiro nível de atenção realizaram 979.388 atendimentos durante os primeiros seis meses de 2023, uma média de 160 mil atendimentos por mês, entre consultas com médicos, enfermeiros, dentistas, vacinação, entre outros.
“Toda assistência começa pela Atenção Básica, pelas nossas unidades de saúde, sendo a porta de entrada e o centro de comunicação com toda a rede, é onde conseguimos prevenir antes de precisar tratar, por isso é tão fundamental uma atenção primária estruturada e é para isso que estamos trabalhando, para fortalecer, cada vez mais, esse cuidado”, destaca o secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira.
Neste primeiro semestre foram mais de 58 mil doses de vacinas aplicadas pela Atenção Básica, 359.603 procedimentos realizados, 52.781 consultas odontológicas e 256.316 atendimentos individuais realizados por médicos ou enfermeiros. O primeiro nível de assistência dentro do SUS adota a Estratégia de Saúde da Família como a principal forma de acesso do usuário na Rede Municipal de Saúde, por meio de 92 prédios de Unidades de Saúde da Família (USFs) e 203 Equipes de Saúde da Família (ESF). Desse total, já são mais de 30 unidades totalmente reestruturadas para melhor prestação do serviço.
Cada ESF é composta por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, agentes comunitários de saúde, que prestam serviços em diversas áreas como Saúde da Mulher; Saúde da Criança; Saúde do Idoso; Saúde do Homem; Saúde Bucal; Imunização; Planejamento Familiar; Doenças Crônicas; Vigilância, Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis; Prevenção e Controle de Doenças Endêmicas; curativos; assistência farmacêutica; grupos operacionais; Programa Saúde na Escola; Assistência a Pessoas com Necessidades Especiais e regulação para os diversos níveis de Atenção em Saúde.
PMJP.
Fotografia: Ivomar Gomes.