O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou sobre a Amazônia nessa quinta-feira (22), durante o “Power our planet” (Empodere o nosso planeta, em tradução livre), organizado pela ONG Global Citizen no Champs de Mars, em Paris, e foi aclamado por um público de cerca de 20 mil pessoas.
“Quando tomei posse, em 1º de janeiro, assumi a responsabilidade de que até 2030 teremos desmatamento zero na Amazônia”, declarou o presidente, afirmando ainda que a Amazônia é um território soberano do Brasil, mas ela pertence a toda a humanidade e, por isso, todos os esforços serão realizados para manter a floresta em pé.
“Vamos ser muito duros contra toda e qualquer pessoa que quiser derrubar uma árvore para plantar soja, milho ou criar gado”, garantiu Lula, que ainda convidou a multidão reunida nos jardins da Torre Eiffel para viajar ao Brasil em 2025, quando acontecerá a COP30, a Conferência do Clima da ONU, que será realizada em Belém.
Na oportunidade, o chefe do Executivo destacou a importância da biodiversidade da Amazônia e culpou os países ricos pela poluição do planeta.
“Porque não foi o povo africano que polui o mundo. Não é o povo latino-americano que poluiu o mundo. Na verdade, quem poluiu o planeta nesses últimos 200 anos foram aqueles que fizeram a Revolução Industrial e por isso têm que pagar a dívida histórica que têm com o planeta terra”, defendeu Lula.



