• Sobre
  • Contato
12/02/2026
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Paraíba

Assembleia Legislativa da PB debate Segurança Hídrica em Campina Grande

21 de junho de 2019
em Paraíba
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
A A

Sob a presidência do deputado estadual Moacir Rodrigues (PSL), a Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quarta-feira (19), audiência pública, na Câmara Municipal de Campina Grande, para debater iniciativas que tragam segurança hídrica para o estado e toda a região Nordeste.

Ao justificar a realização do evento, Moacir Rodrigues destacou que este foi o primeiro debate sobre segurança hídrica do Nordeste, uma região marcada por mais de 100 anos de seca, pela  indústria de exploração política e social em função desse fenômeno, subdesenvolvimento, desemprego e falta de perspectivas. “É possível atingir a segurança hídrica no Nordeste? Esse é o debate que precisamos fazer. O Brasil irá fazer esse debate? Para isso, temos que ter segurança hídrica aonde mais falta água, que é no Nordeste”, observou.

O deputado disse ainda que a Comissão vai propor a realização de outros eventos similares por todos os estados da região, “como forma de somar forças para a formulação de uma proposta verdadeira e eficiente para mudar essa situação”. Ele defende a participação de outros setores, a exemplo das universidades, para fiscalizar e cobrar informações acerca dos trabalhos da transposição de águas do Rio São Francisco, e buscar outras fontes de energia para a região.

O coordenador geral da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, Rafael Silveira, disse que o Plano Nacional de Segurança Hídrica está analisando todos os investimentos no país. Segundo ele, foi feito um portfólio de todos os empreendimentos – e dos responsáveis pelos mesmos – buscando hierarquizar qual é a melhor forma de apoio e recursos para esses investimentos. Sobre a discussão, ele disse que a oportunidade é de fundamental importância “para que possa ser mostrado os estudos, mostrar quais são as prioridades e de que forma a secretaria está investindo os recursos do ministério em apoio aos municípios da Paraíba”. Rafael ratificou que a Pasta mantém como prioridades a Transposição, as vertentes litorâneas e investimentos em saúde ambiental.

A presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, a vereadora Ivonete Ludgério, esposa do deputado estadual Manoel Ludgério (ambos do PSD), agradeceu à Assembleia Legislativa pela escolha da cidade para a realização do evento, principalmente pela localização e pelos problemas que a região enfrentou com o racionamento de água.

“A situação melhorou, com a chegada das águas da transposição, mas ainda não está resolvida, porque o projeto ainda precisa da realização de algumas obras. Mas, nada melhor do que a realização de um debate desta natureza, aqui nesta Casa onde versamos sobre o tema diariamente. Para nós é um prazer compartilhar com a Assembleia o debate sobre esse assunto”, disse.

O executivo Salomão Medeiros, diretor do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), considerou o debate como ‘muito positivo’, principalmente por Campina Grande ser localizada numa região semiárida, que precisa dos investimentos do Governo Federal, a exemplo da Transposição do São Francisco. Salomão disse que é preciso avançar com outras alternativas, além da Transposição”,  e citou como exemplo o reuso de água, o aproveitamento da água das chuvas também para fins urbanos – já que no meio rural isso é uma realidade – entre outras iniciativas.

Para o secretário municipal de Agricultura de Campina Grande, Renato Gadelha, a audiência pública veio em boa hora. “A Paraíba precisava de um evento deste porte, para que as pessoas tomem conhecimento do que está acontecendo na Paraíba com relação à segurança hídrica”, disse.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Governo Bolsonaro é um ”show de besteiras”, diz general Santos Cruz

Próxima Matéria

MPPB vai investigar irregularidades em pagamento de horas extras a comissionados de Cajazeiras

Matérias Relacionadas

Remaker de Os Três Porquinhos com novos atores
Política

Remaker de Os Três Porquinhos com novos atores

11 de fevereiro de 2026
Prefeitura de Santa Rita inicia pavimentação asfáltica no Centro com recursos próprios
Santa Rita

Prefeitura de Santa Rita inicia pavimentação asfáltica no Centro com recursos próprios

11 de fevereiro de 2026
Veneziano anuncia posição favorável à PEC que propõe a jornada de trabalho 5×2, com redução para 36 horas semanais
Brasil

Veneziano anuncia posição favorável à PEC que propõe a jornada de trabalho 5×2, com redução para 36 horas semanais

11 de fevereiro de 2026
Próxima Matéria

MPPB vai investigar irregularidades em pagamento de horas extras a comissionados de Cajazeiras

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio