O palco principal e o pavilhão da Praça Getúlio Vargas continuam a ser palcos da força e da beleza das tradições culturais e artísticas de Cabedelo. A noite do Arraiá desta segunda-feira (26) foi destaque com os grupos culturais Xaxado Infantil do Renascer, Forte da Catarina, grupo Eita, com a apresentação Bumba que Bumba meu Boi; e a quadrilha junina convidada Paraíba.
No palco principal, apresentaram-se a banda Teoria é Massa e Jair Forrozeiro. Já na Vila do Cabedelo montada no Casarão do Padre – Espaço Criativo, o rala-bucho ficou por conta do Forró do Compasso.
Nesta terça-feira (27), a programação segue valorizando as raízes juninas e abre espaço para o colorido, a força e a beleza das quadrilhas locais. Pelo pavilhão, se apresentam as Juninas Limoeiro, Viana e Expresso do Litoral. A noite ainda reserva shows de Camila Silva e banda Parada Louca.
Nos dias 28 e 29, os shows principais voltam a agitar a Praça, com Fabiana Souto e Desejo de Menina e Raí Saia Rodada e Danieze Santiago, encerrando em grande estilo o Arraiá do Litoral.
Resgate cultura – A festa começou com o trio pé de serra Forró do Compasso no Casarão do Padre, animando os visitantes da Vila do Cabedelo. Devido às fortes chuvas e para a comodidade do público, o Espaço Criativo também foi o palco da exibição do espetáculo teatral Causos de João, que arrancou gargalhadas da plateia, e de mais uma apresentação do Xaxado Infantil do Renascer.
O grupo folclórico cabedelense Forte da Catarina foi fundado em 2022 e tem a coordenação de Mickássio Machado e Jordan de Lucca. Na performance, apresentada no Pavilhão principal, cangaceiros invadiram o pavilhão e exibiram trechos das danças típicas mais festejadas do Nordeste nesta época. A encenação foi escrita e dirigida pelo secretário de Cultura Igobergh Bernardo e contou com 3 atores e a participação do Ballet Jovem e da turma adulta da Escola de Dança de Cabedelo.
“O espetáculo Causos de João trouxe uma narrativa em verso e prosa sobre o encontro de três personagens nordestinos, que tiveram a missão de realizar mais um ano de Arraiá, levando a todos a alegria e os mitos sobre os causos e memórias dos festejos juninos. A iniciativa deu uma opção a mais ao evento. A ideia de promover o espetáculo passa por uma mentalidade cultural que já foi estabelecida no município, em que há uma conexão entre todos que fazem cultura popular em Cabedelo” afirmou Igobergh Bernardo.
Na sequência, o Arraiá do Litoral recebeu a visita do grupo folclórico Eita do bairro Valentina de Figueiredo, em João Pessoa. Há 13 anos o grupo resgata de forma lúdica e criativa a cultura nordestina através do teatro e da musicalidade. Na ocasião, o grupo apresentou o espetáculo “Bumba que bumba meu boi” que, brevemente, vai representar a Paraíba num festival cultural de São Paulo.
A participação da quadrilha junina Paraíba foi quem encerrou em grande estilo as apresentações culturais da noite. O grupo, que veio do bairro Roger em João Pessoa, tem 25 anos de fundação e, neste ano, apresentou o tema “A alma das coisas em dias de procissão e fé”.