A Arquidiocese da Paraíba irá instalar, nesta terça-feira, 11 de abril, o Tribunal Eclesiástico Arquidiocesano para julgar, principalmente, os pedidos de anulação de casamento realizados dentro da Igreja Católica.
Em reunião realizada no último dia 22 de março, o Padre Luiz Carlos Machado Júnior, Vigário Judicial, reuniu-se com representantes do clero arquidiocesano e da província da Paraíba para tratar sobre o processo de criação do Tribunal.
Na oportunidade, o religioso destacou o desejo do Papa Francisco em estabelecer Tribunais Eclesiásticos Diocesanos para que as causas de nulidade matrimonial possam ser mais acessíveis e céleres.
“Na Igreja Católica o casamento é um sacramento. Após realizado, uma pessoa só poderá se casar novamente na Igreja se houver a anulação do casamento anterior. Essa será uma das principais atribuições desse Tribunal, que será instalado 109 anos após a elevação da Arquidiocese”, frisou a assessoria de comunicação da Arquidiocese.
O Tribunal será formado por membros da Igreja, a exemplo de sacerdotes e vigários, que serão os responsáveis pela coleta de provas, análise e julgamento dos processos.
O Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson presidirá uma missa, com início às 9h, na Catedral Brasília de Nossa Senhora das Neves, em ação de graças para celebrar a instalação do Tribunal Eclesiástico Arquidiocesano.