A Arquidiocese da Paraíba divulgou, na manhã desta sexta-feira (08), uma nota na qual tornou facultativo o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 dentro das igrejas e nos ambientes celebrativos.
A determinação assinada pelo Arcebispo Dom Manoel Delson segue o decreto estadual e frisa que a flexibilização deve ser aplicada somente nos municípios que atingiram a meta de 70% das pessoas imunizadas com as duas doses da vacina, ou com dose única.
Confira a nota completa:
A Arquidiocese da Paraíba comunica que, seguindo as orientações das autoridades sanitárias e de saúde, bem como o Decreto Estadual nº 42.388 deste dia 07 de abril de 2022, passa a ser facultativo o uso de máscara dentro das igrejas e nos ambientes celebrativos. O caso aplica-se a todas as cidades pertencentes à Arquidiocese que atingiram a meta de 70% das pessoas vacinadas (acima de 5 anos) com ao menos duas doses do imunizante (ou uma aplicação do imunizante de dose única).
Esta Igreja Particular orienta, também acompanhando o texto do referido Decreto, que as pessoas que possuem comorbidades ou que apresentem sintomas da Covid-19 mantenham a utilização da máscara. Também é recomendado que se permaneça o uso do álcool para higienização das mãos.
Todas as ações da Igreja Arquidiocesana, suas paróquias, Novas Comunidades, organismos e movimentos estejam sempre de acordo com as orientações e decretos das autoridades sanitárias e de saúde e também da Cúria Metropolitana.
A Arquidiocese continua orientando seus fiéis quanto aos cuidados individuais e coletivos para que a covid-19 e suas variantes sejam controladas e o país possa sair em definitivo do quadro de pandemia.
Que tenhamos todos uma intensa vivência da Semana Santa!
Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz
Arcebispo da Paraíba