Embora tenham se reunido no último sábado, 9 de julho, para chegarem a um consenso sobre o apoio para a disputa pelo Governo da Paraíba, o diretório estadual da federação formada entre o Partido dos Trabalhadores, Partido Verde e Partido Comunista do Brasil não chegaram a uma conclusão. Agora, caberá a Executiva Nacional a escolha.
Acontece que a reeleição de João Azevêdo (PSB) é apoiada pelo PV e PCdoB, enquanto o PT está aliado ao MDB, que terá o senador Veneziano Vital do Rêgo como candidato a governador.
Como não houve consonância entre os dirigentes das três legendas na Paraíba, o apoio da federação para a disputa pelo Palácio da Redenção será definido pelo comando nacional, liderado por Gleisi Hoffmann, presidente do PT.
Conforme nota divulgada nesta terça-feira (12), a decisão deve ser tomada até o próximo dia 20 de julho.
“Sobre a chapa majoritária, conforme determina as últimas resoluções nacionais da Federação Brasil da Esperança, foi identificado um conflito com posições diferentes entre os partidos de nossa composição. Desta forma, caberá a direção nacional da FEBRASIL a deliberação final sobre a tática eleitoral majoritária em nosso Estado até o próximo dia 20 de Julho”, diz o comunicado.
No encontro do sábado, os partidos ainda formaram as chapas proporcionais para a disputa por vagas na Câmara Federal e Assembleia Legislativa da Paraíba.
Também foi aprovado que a coordenação da Federação Brasil da Esperança na Paraíba será composta por Jackson Macêdo do PT como presidente; Gregória Benário do PCdoB como 1° vice-presidente e Denis Soares do PV como 2º vice-presidente.